Plantio da safra de verão chega ao final em Santa Cruz, na Bolívia, com expectativa de bons rendimentos
Depois de uma péssima safra em 2015/16, os produtores do departamento de Santa Cruz, o maior da Bolívia, apostaram por seguir produzindo e a prova disso é o aumento de área cultivada em soja, milho e sorgo nesta safra de verão. É o que aponta a Associação de Produtores de Oleaginosas e Trigo (ANAPO).
O presidente da ANAPO, Reinaldo Díaz, informou que o plantio de verão já foi concluído no departamento e que o plantio de soja chegou a 993.000 hectares, uma quantidade superior aos 990.000 hectares da safra passada. Além de Santa Cruz, apenas o departamento de Beni produz soja do país, mas com uma quantidade menor de área.
Para o milho, o aumento foi ainda mais expressivo. Nesta safra, foram cultivados 103.000 hectares, superfície maior do que os 60.000 hectares cultivados na última safra. A essa quantidade também deve-se somar 25.000 hectares plantados no departamento de Tarija. De sorgo, foram 57.200 hectares, contra 13.000 hectares da safra passada.
Díaz apontou que são esperados rendimentos excelentes para os cultivos, embora algumas zonas de soja tenham sido afetadas pelo clima seco.
Nos próximos dias, a ANAPO deverá divulgar a quantidade de hectares que sofreram danos ou foram totalmente perdidos.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário

Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando bons e novos ganhos do óleo

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª e Brasil registra apenas negócios pontuais

Anec eleva em 1,75% previsão de exportação de soja do Brasil em maio

Soja segue caminhando de lado em Chicago nesta 3ª feira, mas atenta à Argentina, EUA e China

ABIOVE reforça previsões otimistas para complexo soja em 2025 e destaca crescimento da produção de biodiesel no primeiro trimestre

Brasil registra negócios pontuais com soja nesta 2ª, apesar de Chicago de lado e dólar em queda