Índia deve aumentar em 50% as importações de óleo de soja da Argentina
O principal comprador de óleo de soja argentino, a Índia, deve aumentar suas importações do país em 50%, de acordo com um boletim da Bolsa de Comércio de Rosário (BCR).
O boletim aponta que, até 2025, as importações devem crescer dos 2,7 milhões de toneladas atuais para 4,2 a 4,7 milhões de toneladas.
"Nosso país é o primeiro exportador mundial de óleo de soja e a Índia é o principal cliente no exterior. Que siga aumentando o consumo de óleo, pois é uma notícia realmente importante para a Argentina", destacam Julio Calzada e Federico Di Yenno, da Direção de Informações e Estudos Econômicos da BCR. A projeção foi feita depois de uma reunião com a delegação da Associação de Indústrias Extratoras de Óleos Vegetais da Índia, que visitou a cidade de Rosario, em Santa Fe.
Na safra 2015/16, a Argentina embarcou 5,7 milhões de toneladas ao mercado externo, superando com muita margem o Brasil, que é o segundo maior exportador e enviou 1,5 milhões de toneladas. O terceiro é os Estados Unidos, com 1 milhão de toneladas.
A medida em que as importações por parte da Índia crescem, as importações da China reduzem. Há cinco anos, o gigante asiático era o segundo destino para esse produto, com 752.000 toneladas, mas no ano passado não comprou uma tonelada sequer do produto.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Colheita da soja deve começar nos próximos dias em Campo Mourão/PR
Colheita da soja de pivô já começou em Ipiranga do Norte/MT e sequeiro deve ficar entre 15 e 20 de janeiro
Guarda-Mor/MG espera bom potencial produtivo na soja, mas dias nublados preocupam
Em 10 minutos de chuva de granizo, produtor de Tapes/RS perdeu 20% da área de soja
Soja: Chicago devolvendo parte dos ganhos, dólar com forte queda e prêmios sentindo pressionam mercado brasileiro
Regiões brasileiras apresentam condições diferentes para o desenvolvimento da soja