Índia deve aumentar em 50% as importações de óleo de soja da Argentina
O principal comprador de óleo de soja argentino, a Índia, deve aumentar suas importações do país em 50%, de acordo com um boletim da Bolsa de Comércio de Rosário (BCR).
O boletim aponta que, até 2025, as importações devem crescer dos 2,7 milhões de toneladas atuais para 4,2 a 4,7 milhões de toneladas.
"Nosso país é o primeiro exportador mundial de óleo de soja e a Índia é o principal cliente no exterior. Que siga aumentando o consumo de óleo, pois é uma notícia realmente importante para a Argentina", destacam Julio Calzada e Federico Di Yenno, da Direção de Informações e Estudos Econômicos da BCR. A projeção foi feita depois de uma reunião com a delegação da Associação de Indústrias Extratoras de Óleos Vegetais da Índia, que visitou a cidade de Rosario, em Santa Fe.
Na safra 2015/16, a Argentina embarcou 5,7 milhões de toneladas ao mercado externo, superando com muita margem o Brasil, que é o segundo maior exportador e enviou 1,5 milhões de toneladas. O terceiro é os Estados Unidos, com 1 milhão de toneladas.
A medida em que as importações por parte da Índia crescem, as importações da China reduzem. Há cinco anos, o gigante asiático era o segundo destino para esse produto, com 752.000 toneladas, mas no ano passado não comprou uma tonelada sequer do produto.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira