Bolsa de Cereais de Buenos Aires diminui em 300.000 ha a área estimada de soja para a Argentina
Em seu novo boletim, divulgado nesta quinta-feira (05), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) destaca que as chuvas abundantes atrasam o fim do plantio de soja no centro da região agrícola da Argentina.
No entanto, faltam apenas duas semanas para o fim da janela estendida de plantio e replantios nas regiões afetadas pelos excessos hídricos, granizo e tempestades. Em contrapartida, a janela de plantio já se encerra no sudeste de Buenos Aires e a prolongada condição de seca que afeta a região não permitiu o plantio de grande parte da soja de segunda etapa de plantio.
Com este cenário, a nova projeção nacional de superfície para a área de soja é de 19.300.000 hectares, uma redução de 300.000 hectares em relação ao boletim anterior divulgado pela BCBA. O número também representa uma queda de 4% em relação ao ano passado.
Até a data, o avanço nacional de plantio chegou a 92,9%, já considerando o novo número de projeção de superfície.
Grande parte da área pendente também se concentra sobre o norte da região agrícola, mais precisamente nas regiões nordeste e noroeste, que se encontram transitando a janela ideal de plantio sob uma condição hídrica que varia de adequada a regular, mas com prognósticos de chuvas para os próximos dias.
Por último, a evolução do clima também será um fator crítico para concretizar os trabalhos de plantio ainda pendentes sobre o centro da região agrícola durante as próximas duas semanas, como aponta a BCBA.
Com informações do Boletim Semanal da Bolsa de Cereais de Buenos Aires
0 comentário

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago

Exportações de soja batem recorde histórico em março

Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil

Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira

Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira