Safra 2016/2017 será “boa” para Mato Grosso, mas apertada em termos de ganhos
A safra 2015/2016 é considerada pelo setor produtivo como um ciclo “fora da curva”, bem como todo o ano de 2016. As projeções para a safra 2016/2017 apontam crescimento de produção, porém a tendência é de margem apertada, principalmente diante possíveis cotações menores e a falta de recurso na hora do plantio com os bancos mais restritos.
As perspectivas para Mato Grosso na safra 2016/2017 para a soja são de 30,5 milhões de toneladas. Volume este acima das 27,8 milhões colhidas no ciclo passado. Já no milho um salto de 18,90 milhões de toneladas para 25,04 milhões e no algodão de 900 mil toneladas para 1 milhão de toneladas. No caso da pecuária a tendência é de crescimento no estoque de bovinos machos, independente dos abates crescerem ou não.
O ano de 2016, na avaliação do presidente do Sistema Famato/Senar e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rui Prado, foi “um ano ímpar” sem precedentes no agronegócio, onde se teve quebra nas duas safras (soja, milho e algodão) e confinamento desestimulado com ração mais cara.
“Foi um ano fora da curva, diante os aumentos vistos nos últimos anos. O início desta safra está sendo de cautela e de olho no clima e nos preços”, observou Rui Prado na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro, durante a realização de um balanço de 2016 e apontamento das perspectivas para 2017.
Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.
0 comentário

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago

Exportações de soja batem recorde histórico em março

Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil

Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira

Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira