Venda antecipada de soja não deslanchou em Mato Grosso
Nas fazendas do sudeste de Mato Grosso a lavoura de soja já começa a florescer. A safra por está adiantada e vários hectares já foram semeados.
"Devido a chuva, que comecou mais cedo a gente, começou uma semana antes. Foi em torno do dia 19 de setembro e acabamos 15 dias antes, porque a chuva favoreceu. Choveu bem, sem precisar de parada, sem estiagem no meio do plantio", explica Luis Antônio Huber, gerente de produção de uma fazenda em Jaciara.
Com chuva na dose certa na maior parte do estado, o plantio da soja avançou bem. Mais de 80% dos 9,3 milhões de hectares já foram semeados. Mas se no campo os trabalhos estão acelerados, quando o assunto é a comercialização da safra a realidade é bem diferente. As vendas antecipadas do grão ainda não deslancharam como em 2015.
Até o início de novembro de 2015 quase 48% da produção prevista em Mato Grosso já tinha sido negociada. Desta vez, as vendas não chegaram nem a 28% do que os produtores esperam colher. De acordo com o Imea, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, o principal motivo é a desvalorização da soja no mercado futuro.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.
0 comentário

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo

Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia