Plantio de soja 2016/17 no Paraná avança para 37%, diz Deral
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2016/17 no Estado do Paraná alcançou 37 por cento da área total projetada, ante 27 por cento na semana passada, segundo relatório publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
O plantio da safra 2016/17 está 14 pontos percentuais à frente do registrado no mesmo período de 2015, quando 23 por cento da área projetada havia sido plantada com a oleaginosa.
Na região de Cornélio Procópio, no norte do Estado, o baixo volume de chuvas tem prejudicado o plantio. "Já faz 35 dias que não chove no volume necessário, fazendo com as atividades de plantio no milho e na soja estejam paralisadas", disse Devanir Ladeira, técnico do Deral no município.
No sul do Paraná, as boas condições climáticas têm permitido que o plantio da soja avance dentro da normalidade, alcançando 50 por cento da área plantada, segundo Ricardo Martyn Kaspreski, técnico em Francisco Beltrão.
Em Guarapuava, também na região sul, pancadas de chuva na última semana beneficiaram o plantio da soja, segundo o Deral.
TRIGO
A colheita do trigo no Paraná, maior Estado produtor do cereal no país, está em 64 por cento segundo o relatório desta terça-feira, avanço de 10 por cento ante os 54 por cento que haviam sido colhidos até a semana passada e ante 67 por cento em igual período de 2015.
Em Cornélio Procópio, a colheita do trigo já está quase concluída. "Praticamente estão encerradas as operações de colheita no milho segunda safra e no trigo, com produtividades abaixo da estimativa inicial", disse Ladeira.
(Por Laís Martins)
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas