Produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar dívidas
A partir de hoje, os produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar as dívidas de custeio e investimento referentes à safra 2015/2016 e anteriores. Esta era uma reivindicação do setor produtivo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que a encaminhou ao Ministério da Fazenda. A resolução foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nessa quinta-feira (28).
Na safra passada, os sojicultores gaúchos tiveram perdas na lavoura por problemas climáticos, o que comprometeu a capacidade de pagamento. “Se o produtor não colheu o esperado, como honraria seus compromissos? A prorrogação das dívidas é importante para o agricultor continuar na atividade, sobretudo num momento de dificuldades financeiras do país”, diz o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.
A renegociação se aplica aos municípios do Rio Grande do Sul onde tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, inundações e vendavais, a partir de setembro do ano passado.
A medida beneficia produtores e cooperativas. O pedido de prorrogação deve ser formalizado até 30 de dezembro deste ano junto às instituições financeiras. As dívidas de custeio da safra 2015/2016 poderão ser pagas em até cinco parcelas anuais. No caso dos débitos de custeio que já tinham sido prorrogados e de investimento, o pagamento poderá ser feito um ano depois do vencimento do contrato de financiamento.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas