Soja: Com clima irregular média de produtividade das lavouras no MT deve ser de 50,8 sc/ha

Publicado em 15/12/2015 07:55

Na terceira estimativa da safra 15/16 de soja em MT os números vieram menores. Isso porque, mesmo a área tendo se mantido estável em 9,2 milhões de hectares, apresentando apenas leves ajustes entre as regiões, a produtividade recuou para 50,8 sc/ha, pautada nas instabilidades climáticas já registradas, e por isso a nova produção aguardada é de 28,03 milhões de toneladas.

O clima durante o desenvolvimento da nova safra, sobretudo em janeiro e fevereiro, será decisivo para a consolidação dos dados, de forma que continuidades de baixo volume de chuvas podem trazer reflexos ainda maiores.

De qualquer modo, mesmo o Estado semeando a maior área de soja da sua história, percebe-se que o movimento de safra recorde ocorrido desde a safra 09/10 não está sendo aguardado neste momento. Ainda assim, a expectativa para os próximos anos é de crescimento da soja em MT, atingindo em 2025 área e produção 50% (13,81 milhões de hectares) e 65% (46,20 milhões de toneladas), respectivamente, maiores ao que está sendo projetado para o próximo ano.

Leia o boletim na íntegra no site Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

    Estes órgãos de governo são uma piada mesmo. Não importa o estado da federação, todos divulgam dados fora da realidade. Já disse aqui, ou estes órgãos erram ou os agricultores são uns tremendos de uns mentirosos, que ficam escrevendo e postando falsidades. Fico ao lado dos agricultores. Se a redução da safra é somente de 01 mi de ton , não vejo necessidade do vice governador do MT postar em um site que o estado vai precisar de ajuda do governo federal para renegociar dívidas dos agricultores atingidos pela seca. Na mesma matéria, já avisa que o estado vai duplicar a área plantada e a produção até o ano de " São Nunca". Sempre é assim : temos perdas, mas até o fim dos tempos vamos alimentar a colônia de humanos em marte, blá, blá, blá... Tem de justificar o jabá.

    1
    • gilvan viana queriroz bonito - BA

      TODOS SABEM QUE OS DADOS DIVULGADOS PELO GOVERNO SÃO MENTIROSOS! BASTA VÊ OS DA EDUCAÇÃO E DESEMPREGO.

      0