RS: Dólar em alta estimula venda futura da safra de soja

Publicado em 11/11/2015 12:55
No Estado, produtores já comercializaram 28% do que deve ser colhido no ciclo 2015/2016 — 17 pontos percentuais a mais do que no ano passado

Embalada principalmente pela disparada do dólar, a venda futura da safra de soja caminha para bater recordes no país. Os negócios antecipados acompanham o ritmo da moeda americana, que em setembro ultrapassou a máxima histórica e ficou acima dos R$ 4.

De acordo com estatísticas da consultoria AgRural, os produtores brasileiros haviam negociado, até outubro, 41% do que deve ser colhido durante o ciclo 2015/2016, quase o dobro do que foi comercializado antecipadamente no mesmo período do ano passado.

No Rio Grande do Sul, conforme a consultoria, esse índice alcançou 28% no mês passado, contra 11% em outubro de 2014. Segundo o analista de mercado Adriano Gomes, da AgRural, a média do Estado nos últimos cinco anos é de 22%.

— Mesmo com a bolsa de Chicago trabalhando com um preço inferior a US$ 9 pelo bushel, o que é considerado um nível baixo, a alta do dólar conseguiu deixar o preço da saca atrativo em reais. Então, o ritmo de venda está bem adiantado. O produtor faz a conta e acha que essa é uma boa oportunidade para comercializar — afirma Gomes.

O primeiro levantamento da safra de grãos 2015/2016, divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) no mês passado, indica que a safra da oleaginosa, pela primeira vez, deverá passar das cem milhões de toneladas no país, podendo chegar a 101,9 milhões, 5,9% a mais do que em 2014/2015.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário