Mato Grosso esmaga 5% menos soja em setembro, diz Imea

Publicado em 28/10/2015 06:28

A indústria de soja em Mato Grosso processou um volume 5% menor do grão em setembro, totalizando 759 mil toneladas. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que considera o movimento normal para o período. Em seu boletim semanal, o Imea destaca que, mesmo com a queda, o volume é maior que o registrado em setembro dos três últimos anos e as margens da indústria ainda são superiores às do ano passado.

“A demanda pelos derivados recuando desde o último mês vem pesando sobre a decisão de esmagar das indústrias. Somado a isso, é natural uma retração do volume esmagado nos últimos meses do ano e, por isso, a possibilidade de o esmagamento em outubro também recuar, mesmo que não seja de forma acentuada, é considerável”, diz a instituição.

De acordo com o Imea, essa queda da demanda por derivados está associada à alta dos preços. O farelo de soja vem registrando elevações altas sucessivas desde o mês de junho. Neste mês, a cotação chegou ao maior nível desde 2012, com a tonelada cotada a R$ 1.239. O ritmo de valorização é superior ao de produtos como milho e o caroço de algodão.

Apesar disso, os técnicos descartam um movimento de baixa significativa dos derivados de soja ou mesmo do próprio grão. “Em curto prazo, mesmo com um possível recuo no volume esmagado que possa reduzir a oferta do farelo, possíveis altas nas cotações do dólar ou mesmo da CBOT limitarão uma retração acentuada nas cotações dos derivados de soja em Mato Grosso”, diz o boletim.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário