Rio Grande do Sul projeta safra recorde de soja de 14,84 mi t em 2014/15
SÃO PAULO (Reuters) - O Rio Grande do Sul deverá colher uma safra recorde de soja em 2014/15 de 14,84 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a Emater/RS, órgão de extensão rural do Estado, citando um aumento de área e boas produtividades.
Na estimativa inicial da safra, divulgada em novembro, a Emater havia previsto uma colheita de 14,25 milhões de toneladas.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja do país, atrás de Mato Grosso e Paraná, e seu cultivo segue um calendário mais tardio, colocando todos os anos o Estado como um dos principais fatores de dúvida para o número final da safra brasileira.
"Se confirmados esses números, esta será a maior safra de soja do nosso Estado", disse o presidente da Emater, Clair Kuhn, em nota.
A entidade disse que o aumento na estimativa é resultado das boas condições climáticas no Estado, da capitalização dos produtores a partir dos bons números da última safra e do uso de tecnologias.
Na terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou sua projeção para a safra brasileira em 2014/15, que deverá atingir 93,26 milhões de toneladas, alta de 8,3 por cento ante a temporada anterior.
A safra de milho do Rio Grande do Sul foi projetada pela Emater em 5,46 milhões de toneladas, ante 4,8 milhões da projeção de novembro, devido a uma considerável elevação nas produtividades.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados