Adido do USDA no Brasil estima safra de soja do país em 93 milhões de toneladas

Publicado em 06/03/2015 12:23

O adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no Brasil estimou a safra brasileira de soja 2014/15 em 93 milhões de toneladas. A última estimativa oficial da matriz do departamento, no entanto, é de 94,5 milhões de toneladas. Os números serão atualizados no novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA no próximo dia 10. 

O número do adido fica em linha com algumas projeções divulgadas nessa semana, como a de 93,5 milhões de toneladas da França Junior Consultoria; 93,1 milhões da FCStone e 92,5 milhões da Informa Economics. O maior número veio de Agroconsult, que estimou 94,7 milhões de toneladas, e o menor ficou com a Céleres Consultoria, que projetou a colheita do país em 91 milhões de toneladas. 

A safra brasileira foi marcada por uma clara irregularidade nesta temporada e deve ser concluída dessa forma. Nas regiões onde ainda há lavouras em desenvolvimento, os produtores têm certeza sobre seus níveis de produtividade e onde a colheita já está em andamento, o cenário é semelhante. 

Até o último dia 27 de fevereiro, a colheita de soja no Brasil já estava concluída em 30% da área, contra 41% do mesmo período do ano passado. Em Mato Grosso, de acordo com o último levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a colheita já foi concluída em dois terços da área plantada, chegando a 67,4%. Na temporada 2013/14, nesse mesmo período, o índice era quatro pontos percentuais maior. 

Os trabalhos de campo estão atrasados, em parte, pela greve dos caminhoneiros que aconteceu no Brasil nos últimos dias - principalmente no Sul e Centro-Oeste do país, uma vez que a chegada de combustível para o maquinário dar continuidade da colheita ficou comprometida. Em determinado momento da paralisação, a Aprosoja mostrou que 80% dos produtores do estado chegaram a ficarm sem óleo diesel. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário