Adido do USDA no Brasil estima safra de soja do país em 93 milhões de toneladas
O adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no Brasil estimou a safra brasileira de soja 2014/15 em 93 milhões de toneladas. A última estimativa oficial da matriz do departamento, no entanto, é de 94,5 milhões de toneladas. Os números serão atualizados no novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA no próximo dia 10.
O número do adido fica em linha com algumas projeções divulgadas nessa semana, como a de 93,5 milhões de toneladas da França Junior Consultoria; 93,1 milhões da FCStone e 92,5 milhões da Informa Economics. O maior número veio de Agroconsult, que estimou 94,7 milhões de toneladas, e o menor ficou com a Céleres Consultoria, que projetou a colheita do país em 91 milhões de toneladas.
A safra brasileira foi marcada por uma clara irregularidade nesta temporada e deve ser concluída dessa forma. Nas regiões onde ainda há lavouras em desenvolvimento, os produtores têm certeza sobre seus níveis de produtividade e onde a colheita já está em andamento, o cenário é semelhante.
Até o último dia 27 de fevereiro, a colheita de soja no Brasil já estava concluída em 30% da área, contra 41% do mesmo período do ano passado. Em Mato Grosso, de acordo com o último levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a colheita já foi concluída em dois terços da área plantada, chegando a 67,4%. Na temporada 2013/14, nesse mesmo período, o índice era quatro pontos percentuais maior.
Os trabalhos de campo estão atrasados, em parte, pela greve dos caminhoneiros que aconteceu no Brasil nos últimos dias - principalmente no Sul e Centro-Oeste do país, uma vez que a chegada de combustível para o maquinário dar continuidade da colheita ficou comprometida. Em determinado momento da paralisação, a Aprosoja mostrou que 80% dos produtores do estado chegaram a ficarm sem óleo diesel.
0 comentário

Mapa publica portaria que estabelece vazio sanitário e calendário de semeadura da soja para a safra 2025/2026

Mato Grosso aumentará em 1,67% área de soja em 2025/26, prevê Imea

Soja tem 2ª feira de forte em queda em Chicago, mas com Brasil de olho nos prêmios e nas oportunidades de comercialização

Soja cai mais de 1% em Chicago, dólar sobe frente ao real e preços ficam estáveis no mercado brasileiro

Soja/Cepea: Maior interesse de venda pressiona cotações

Soja cai em Chicago nesta manhã de 2ª feira, pressionada pelas perdas do óleo e dos grãos