Chuva dá trégua e produtores aceleram colheita de soja em MS
Até o dia 28 de fevereiro a chuva deverá dar uma trégua aos produtores de soja de Mato Grosso do Sul. A previsão de tempo bom feita pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais deve acelerar o ritmo nas lavouras sul-mato-grossenses. De acordo com a circular técnica divulgada pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, o Estado colheu até o momento 44,5% da área plantada. O percentual representa 1,024 milhão de hectares do total de 2,3 milhões de hectares da safra 2014/2015.
Os dados fazem parte do monitoramento realizado pelos técnicos do Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. No relatório, as regiões Sudeste e Sudoeste aparecem como as mais avançadas, com 51,4% da área colhida. Já o Centro e Norte somam 38,1%. Os municípios mais adiantados na safra de grãos são Aral Moreira (60%), Amambaí (55%), Laguna Caarapã e Vicentina (50%).
No mesmo período do ano passado a área colhida era de 70%, o que indica um atraso no ciclo atual de 25,5%. “A condição climática desfavorável adiou o início do plantio e, posteriormente, o desenvolvimento da soja na fase de enchimento de grãos. Por conta das precipitações das últimas semanas, as máquinas ficaram impedidas de entrar nas lavouras e o trabalho foi interrompido”, ressalta Lucas Galvan, gestor técnico do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
O relatório do Siga apresenta ainda dados do Consórcio Ferrugem da Embrapa, referentes à sanidade das lavouras. Os números permanecem estáveis nesta safra, com 19 casos de ferrugem asiática registrados até o momento, sendo que no mesmo período do ano passado 31 casos foram confirmados.
Mato Grosso do Sul já colheu 44,5% da safra 2014/2015
0 comentário

Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira

Petróleo despenca mais de 7%, pressiona óleo de soja e leva grão na carona em Chicago nesta 5ª feira

Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, atento aos desdobramentos do tarifaço de Trump

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª

USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)