Atrasada, colheita de soja no país avança a 18,5% da área na semana, diz Safras
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja do Brasil foi realizada em 18,5 por cento da área total cultivada no país, o que representa um atraso considerável na comparação com o ritmo de 2014 e ante a média histórica, informou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado em nota.
Na semana anterior, o total colhido era de 11 por cento da área. Pela média histórica de cinco anos, a colheita deveria estar em 23 por cento. No mesmo período do ano passado, estava nesta época em 31 por cento.
A Safras não indicou os motivos do atraso.
Mas apontou que o ritmo em Mato Grosso, principal produtor brasileiro da oleaginosa, está bem mais lento ante o mesmo período do ano passado, quando o Estado já havia colhido 45 por cento da área plantada. Até esta sexta-feira a colheita mato-grossense atingiu 25 por cento.
O atraso em Mato Grosso, que responde por cerca de 30 por cento da safra brasileira da oleaginosa, reflete problemas no período de plantio provocados pela seca no ano passado.
Uma colheita mais lenta pode gerar alguma tensão no mercado, que já começa a ficar estressado por protestos de caminhões em rodovias do Mato Grosso e Paraná.
MILHO
Números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ligado aos produtores, apontam que os agricultores já colheram 34,9 por cento da área de soja no Estado, mas também indicam um atraso de mais de 10 pontos percentuais ante o mesmo período do ano passado.
Com o atraso na colheita de soja, o plantio de milho no Estado também segue mais lento, atingindo quase 40 por cento da área projetada, ante 57,9 por cento no mesmo período do ano passado.
0 comentário

Prêmios da soja sobem no BR em semana marcada pela perda dos US$ 10/bushel em Chicago

Exportações de soja batem recorde histórico em março

Retaliação da China sobre produtos agrícolas dos EUA atinge a soja, fortalecendo Brasil

Complexo soja acelera baixas em Chicago, com óleo e grão perdendo perto de 3% nesta 6ª feira

Soja despenca mais de 20 pts em Chicago nesta 6ª e perde patamar dos US$ 10/bu com resposta da China aos EUA

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira