Clima será mais favorável à colheita da soja no Centro-Oeste do que na safra passada
Apesar de algumas colheitadeiras já estarem no campo, retirando a soja, o lançamento oficial da colheita da oleaginosa em Mato Grosso está marcado para esta quinta-feira, na cidade de Alto Garças, 357 quilômetros ao sul da capital mato-grossense. As condições do clima para os trabalhos dessa safra serão mais favoráveis do que em 2014, quando o excesso de chuva provocou prejuízos nas lavouras de soja.
De acordo com dados do IMEA (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) até o momento foram colhidos 7,67% da área no Estado, o valor representa uma área de 193 mil hectares. Mas o grosso mesmo da colheita deve acontecer entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, quando cerca de 66% das lavouras estarão prontas para serem colhidas.
Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, a chuva em fevereiro será mais intensa do que em janeiro no Centro-Oeste, mas os maiores acumulados serão registrados nos primeiros 15 dias, isso quer dizer que os temporais mais generalizados e intensos não devem atrapalhar o período de maior movimento das colheitadeiras no campo.
Em Mato Grosso do Sul, o lançamento oficial da colheita da soja aconteceu na última terça-feira. No Estado 5% da área já foi colhida e a expectativa é que a produção final seja de 6,6 milhões de toneladas. O valor é menor do que havia sido apresentado pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) no início da safra atual, mas ainda será 10% maior do que a produção as safra 2013/2014.
0 comentário

Soja fecha em queda em Chicago, acompanhando farelo e óleo nesta segunda-feira (21)

Soja 'vira' em Chicago e cotações passam a ceder no início da tarde de segunda-feira (21)

Soja sobe na CBOT na manhã de segunda-feira (21), mas limitada por desafios da Guerra Comercial

Importações de soja dos EUA pela China sobem em março, mas Brasil deve dominar o mercado

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025