Grãos: Não chove nos EUA e mercado segue em alta na CBOT

Publicado em 03/07/2012 11:32
Não chove nos Estados Unidos e os futuros dos grãos negociados na Bolsa de Chicago registram mais um dia de firmes e significativos avanços. Por volta das 11h (horário de Brasília), o contrato agosto no mercado da soja batia os US$ 15,15 por bushel, subindo 21 pontos. O vencimento novembro, referência para a safra norte-americana valia US$ 14,60, com alta de 22,50 pontos. O milho tinha alta de mais de 14 pontos. 

O mercado internacional segue bastante apreensivo com o andamento das condições climáticas nos Estados Unidos e as lavouras já sofrem muito com o calor intenso e a falta de chuvas suficientes. Confirmando isso, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu relatório semanal de acompanhamento de safra apontando um recuo do índice de plantações de soja e milho em boas ou excelentes condições. 

Por conta desse clima adverso, a produtividade do milho já está comprometida e o potencial da safra, que estava prevista para bater recordes, já foi reduzido. No caso da soja, as lavouras também sentem, porém, há tempo para uma recuperação. A atenção agora se volta para como serão as condições no intervalo das próximas duas ou três semanas. 

O que agrava o nervosismo do mercado e traz volatilidade às negociações é a divergência que vem sido apresentada por diferentes modelos climáticos, principalmente o europeu e o norte-americano. Enquanto os dados do EUA apontam para dias com chuvas e temperaturas mais amenas, as informações vindas da Europa afirmam que as próximas semanas serão marcadas pela continuidade da seca e do calor. Analistas afirmam, no entanto, que o modelo europeu tem sido o mais preciso até então. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário