Indígenas invadem fazenda em Guaíra/PR e produtores reagem

Publicado em 15/11/2017 14:47

LOGO nalogo

Os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, voltaram a sofrer com a questão das invasões indígenas nos últimos dias. Uma propriedade entre as duas cidades foi invadida nesta terça-feira (14) por índios que teriam vindo de Mato Grosso do Sul, segundo informações da imprensa local. 

Os produtores, porém, reagiram à invasão na tentativa de fazer a reintegração de posse por conta própria. Eles desmontaram as barracas e obrigaram os indígenas a deixar a área, informa o portal Catve.com. A tensão, no entanto, continua. 

A fazenda invadida é de propriedade da empresa Matte Larangeira, que já possui uma parte de sua área invadida nas proximidades. Confrontos ainda não foram registrados. 

Estiveram presentes, além dos agricultores locais, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Batalhão de Polícia de Fronteira e o Corpo de Bombeiros. Um representante da Funai também esteve presente e levou os indígenas de volta à tribo. 

Confira vídeos do momento da invasão:

Abaixo, confira imagens da invasão:

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Foto WhatsApp - 15/11/17

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

7 comentários

  • armelindo corte dos reis Enagenheir Bel trão - PR

    O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silencio dos bons... A moralidade não pode ser legislada, mas o comportamento pode ser regulamentado. (MARTIM LUTHER KING).

    0
  • H Furuya tokyo

    A propriedade já tem parte invadida, esse é o problema..., sabemos que quando se tem os vidros da janela de uma casa quebrados, os vagabundos, com o tempo, acabam quebrando tudo..., mas se consertar, não quebram mais... A empresa não devia permitir a invasao e nem esperar por reocupação..., onde já viu propriedade privada sendo invadida e precisar esperar decisão judicial para consegui-la de volta? O que aconteceria caso invadissem a casa do juiz e se falar para trazer decisão judicial de reocupação para esse juiz? Não demoraria um segundo e a polícia já estaria lá... portanto, não deveria existir essa regra, de esperar decisão judicial para a reocupação... aliás, ninguem precisa esperar por decisão judicial por questão óbvia... Invadiu, prendeu, cadeia, ... pronto.

    2
    • armelindo corte dos reis Enagenheir Bel trão - PR

      Funai recebe dinheiro estrangeiro para desestabilizar empresas agropecuária que possa se destacar no agro negocio, esses falsos índios na sua maioria mora no Paraguai, que na verdade são uma mistura de brasiguaios, conheço essa gente.

      2
    • Heber Marim Katuete - PY - PI

      Índio é índio... Não tem nacionalidade... A maioria possui duplo domicílio... Isso mesmo... Residem no Brasil e no Paraguai... Sendo todos eleitores nos dois países... Ah... Um detalhe... Fale algo do PT pra um indígena que você tem um inimigo da pior categoria...

      1
  • H Furuya tokyo

    existem invasões porque existem incra, funai, todos invasores acham que e órgão do governo que

    existem para dar terra de graca e tem direito de receber. Além de criar mentalidade mendiga para povo, não passa de cabide emprego para vagabundos, deviam extinguir, assim economizando dinheiro do contribuinte e acabando com mentalidade mendiga de invasores.

    Excluir pessoas que participarem de invasão, da lista de direito de receber bolsa família e terra caso acontecer assentamento, poderiam diminuir invasão porque maioria de invasores são beneficiário de bolsa família.

    Obrigar a pagar pela terra recebida de acordo com valor do mercado em prazo determinado para união, devolução caso do não pagamento. Nada grátis ! Assim assentamento vai ser naturalmente em local onde tem condições de pagar com próprio trabalho, não região super valorizado, mesmo que favelado escolher mansão no Morumbi para morar de graça. Incra, esquerdista falando tempo todo abobrinha, índio agora acha que é dono de toda terra do brasil.

    1
  • Fábio rodrigues ferreira Cambara - PR

    Parabéns produtores e esposas... é assim que se faz.

    1
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Realmente a placa da moto é do Paraguai... Aqui eles podem tudo... Os produtores desbravaram, transformaram a região numa área produtiva..., Compraram , Pagaram , continuam pagando seus impostos , geram empregos e agora estes agricultores e a sociedade vivem momentos de terror que, por ideologia por ativistas quem não tem o que fazer resolvem invadir, destruir e o cidadão de bem não pode sequer levantar sua voz em defesa de sua propriedade... Pois entram em ação os Direitos Humanos e ONGs que nunca estiveram em Guaíra para saber da real história e convencerem autoridades constituídas que estes invasore evem ser instalados e protegidos independente de qualquer direito do Produtor.

    Guaíra já foi prejudicada quando acabaram com as Sete Quedas , beneficiando Foz do Iguaçu.

    Existe o comércio do lado Paraguaio que não compensa o que Guaíra perdeu .

    Para continuar os absurdos , vem está história de áreas indegenas e o Serviço Escravo como um produtor já sofreu uma ação.

    Com estes mesmos Paraguaios que estão ilegalmente no Brasil .

    Está aí na Foto até com moto emplacada sem usar capacete .

    Se fosse um Agricultor já estaria com a Moto presa e uma enorme multa .

    Não podemos aceitar está situação .

    O Ministro da Justiça já determinou que sejam paralisadas as tentativas de Demarcações.

    Mas funcionários da Funai e Demais continuam em Guaíra , com seus salários e despesas de hospedagem e alimentação sendo pagos por nós Brasileiros .

    Até Quando vamos suportar está situação

    Ontem Produtores chegaram no limite da paciência e bom senso , o estopim está para ser aceso caso haja uma nova tentativa de invasão.

    Espero que a Justiça não culpe os produtores caso haja um enfrentamento .

    A culpa será da Funai e dos que apoiam está desordem .

    Os índios estão sendo manipulados e sendo usados como massa de manobra .

    É preciso uma ação seria e urgente para que o Brasil não sirva de Capa de Jornal pelo mundo .

    5
    • Iraci Manfrin

      BOA MATÉRIA !... MAIS UMA VEZ ESTA FUNAI -- QUE NÃO REPRESENTA NADA A NOSSA NAÇÃO -- SÓ INFILTRANDO E CAUSANDO CONFRONTOS ENTRE PRODUTORES E INDÍGENAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM NOSSA NAÇÃO , POIS SÃO DE ORIGEM PARAGUAIA... POR FAVOR, BRASIL NÃO VAMOS CAIR EM GUERRA POR ESTES FALSOS GOVERNANTES OS QUAIS NÃO NÓS MAIS REPRESENTAM ...INDIGNAÇÃO ! #EXÉRCITOJÁ!

      1
  • Beatriz J L Marcondes Machado São Paulo - SP

    Os plantadores brasileiros são herois, eles que conservam a água o clima é bom são eles que conservam. Que Deus Abençõe á Eles

    1
  • Conrado Oehninger Braganey - PR

    Parabéns aos agricultores que se uniram. Essas invasões estão ficando mais intensas com a politica de oposição do PT para desestabilizar qualquer governo que não seja deles... Mas só unidos poderemos enfrentar e defendermos o direito de propriedade.

    Querem voltar no tempo em que ó existiam armas... e desprezar a lei , cartório e direito do cidadão !

    4
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      O agricultor usam apenas 8% da área brasileira e ainda só com isso mantém o PIB brasileiro, são heróis e mesmo assim a esquerda e esses bandoleiros querem acabar com a salvação do país..., o agricultor temde se unir e por pra arrebentar..., se a justiça não age vai ter que ser com as próprias mãos... Infelizmente o governo é de esquerda e estamos caminhando pra uma Venezuela... A salvação é Bolsonaro Presidente 2018... a moleza dos vagabundos vai acabar...

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu reparei duas coisas pelas fotos: PASTORAL VOCACIONAL NAS CAMISETAS e PLACA DO PARAGUAY... Esse Lula e' uma jararaca infiltrada em tudo

      6
    • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

      Ontem o Senhor Michel Temer disse que se não nos cuidarmos caminharemos para um governo autoritário. Fico me pensando nisso, pois o que chamam "de tempo de ditadura e autoritarismo" foi o período onde o povo brasileiro trabalhador melhor viveu, pois existia leis para punir bandidos, não existia invasões de casas e propriedades rurais, o pai de família e sua família eram respeitados. O governo federal tinha moral e garantia segurança na cidade e no campo. Então... agora que moral tem o Sr. Temer para dizer algo de algum governo anterior, aliás não só o Temer, os seus antecessores SARNEY, FHC, LULA E DILMA, esses dois últimos ainda piores, pois tudo de ruim que o Brasil vive hoje é graças aos últimos 13 anos de PT. Montaram quadrilhas enormes para destruir o patrimônio público brasileiro, e agora esse bandido, que já deveria estar atrás das grades, monta caravana para sair dizendo que é inocente e vai voltar para acabar com os desmandos e a corrupção... Outrora nossos ex. presidentes entravam no governo e saiam com os mesmos bens como, por exemplo, o ex. presidente saudoso João Batista Figueiredo. Eles sim terão que ter medo da volta dos militares no poder, mas nós não, teremos apenas que torcer para que isso ocorra, pois com certeza seremos mais respeitados, teremos mais segurança e os bandidos serão punidos da maneira que merecem, sem privilégios e muitos direitos dentro dos presídios brasileiros. Portanto (A DIREITA) não assusta, apenas nos trás uma perspectiva de um governo mais sério e mais dignidade a nós, brasileiros. Não basta votarmos em um governo que achamos sério e que irá mudar os destinos do país, temos que votar para ter um congresso mais sério e alinhado a esse governo, e que não apoiem vandalismos, invasões,e atos terroristas.

      4
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Não tem melhor negócio que este, depois arrenda pras multinacionais lá do norte...

      0