Reunião discutirá conflito indígena nesta sexta-feira em Faxinalzinho, RS
Um grupo de indígenas continua bloqueando por tempo indeterminado a ERS-487, que fica entre os municípios de Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho, na Região Norte do Rio Grande do Sul. O clima segue tenso na região desde que dois agricultores foram mortos no dia 28 de abril em um conflito por demarcação de terras. Uma reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (9) na região pode ser o primeiro passo para que indígenas e agricultores tentem uma conciliação.
No encontro articulado pelo Governo Estadual vão estar presentes representantes do Palácio Piratini, do Ministério Público Federal e da prefeitura de Faxinalzinho, além de lideranças envolvidas no conflito agrário. Uma carta com reivindicações também deve ser encaminhada ao ministro da Justiça. O grupo de caingangues decidiu que não vai participar de uma reunião em Brasília, marcada para o próximo dia 22. Eles querem que a reunião aconteça aqui no estado.
Veja a notícia na íntegra no site do G1 RS
0 comentário
Denúncia sobre irregularidade na Funai na emissão de certidão de nascimento para indígenas paraguaios no Paraná gera reação da FPA
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul