Bolsas da Ásia caem com mudança no governo do Japão
O índice Nikkei 225, da Bolsa de Tóquio (Japão), recuou 1,12%. O iene (moeda japonesa) perdeu força depois de o primeiro-ministro japonês, Yuko Hatoyama, ter anunciado sua renúncia. O ministro das Finanças, Naoto Kan, é apontado como seu sucessor e o mercado tem a visão de que ele favorece uma moeda mais fraca - o que beneficia as exportações japonesas, um dos motores da economia do país.
O estrategista Masafumi Yamamoto do Barclays Capital no Japão, disse que essa preferência de Kan por um iene fraco levou os investidores a adotarem uma postura mais cautelosa nos negócios.
- Mas dado que não há sinais de que os empresários tenham reclamado ao governo sobre o iene mais alto, as chances de uma intervenção na moeda japonesa seguem muito pequenas", explicou Yamamoto.
Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng cedeu 0,13%, para 19.471 pontos; a Bolsa de Taipé (Taiwan) caiu 1,28%, para 7.195 pontos.
Na contramão, a Bolsa de Xangai registrou variação positiva de 0,12%, indo a 2.571 pontos; a Bolsa de Cingapura fechou em alta de 0,45%, para 2.727 pontos.
Pela região, a Bolsa de Sydney (Austrália) teve desvalorização de 0,73%, indo para 4.381 pontos.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros