Mercosul reiterou sua vontade de avançar negociações com a UE
O Mercosul reiterou sua vontade de avançar com as negociações com a União Européia para alcançar um acordo de livre comércio equilibrado.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Um comunicado da representação argentina informou que as exportações do bloco sul-americano à União atingiram uma média de 55 bilhões de dólares nos anos de 2006 a 2008, o que implica em 20% dos envios totais ao mundo. Ao mesmo tempo, disse que os países da União Européia são os primeiros investidores diretos na região.
O texto também informa que o Mercosul recebe com satisfação a decisão da Comissão Européia a favor de um restabelecimento formal das negociações, a fim de fortalecer as correntes comerciais e abrir novas oportunidades para os setores produtivos.
Mesmo assim, o Mercosul sustentou que o acordo de associação deve ser ambicioso e equilibrado, abordando as desigualdades de desenvolvimento entre as duas regiões.
Especificamente, o futuro acordo de associação deverá abordar as demandas de acesso de produtores de interesse do Mercosul, em especial os bens agrícolas e processados.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros