Transporte de carga: Mais Alimentos amplia linha de veículos financiados
O agricultor familiar conta, desde a semana passada, com mais opções de veículos de carga de pequeno porte para atender as suas necessidades de produção, escoamento e comercialização. Agora, o programa Mais Alimentos oferece veículos com capacidade de transporte de carga entre 500 e mil quilos em condições especiais de financiamento. Os modelos têm descontos que variam de 7% a 12% em relação ao preço de mercado, em virtude de acordo feito entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e fabricantes.
O coordenador do Mais Alimentos, Hercílio Matos, explica que a inclusão atende aos produtores familiares que buscam veículos menores e, consequentemente, mais econômicos. "Com a inclusão desta categoria, agricultores familiares menores podem adquirir um utilitário que se enquadra no perfil da sua propriedade."
Desde a Safra 2008/2009, quando o Mais Alimentos passou a oferecer crédito para investimentos na modernização da infraestrutura das unidades familiares, os produtores inscritos no Pronaf contam com limite de crédito de até R$ 100 mil, com até dez anos de prazo para pagamentos, até três anos de carência e juros de 2% ao ano.
Em janeiro de 2010 o Mais Alimentos passou a financiar também veículos de transporte de carga para os agricultores familiares com a oferta de 15 modelos de caminhões com capacidade para transportar entre 1,5 tonelada a até oito toneladas. Com a inclusão de veículos de transporte de carga de pequeno porte, esta linha de crédito já atende todos os perfis de produtores familiares .
Ciclo completo
Com o financiamento de veículos de transporte de carga, o Mais Alimentos passa a contemplar todo o ciclo produtivo da agricultura familiar. A primeira etapa, iniciada em julho de 2008, atendeu à modernização da infraestrutura produtiva, que resultou, em um ano, no aumento de 7,8 milhões de toneladas de alimentos. No segundo semestre de 2009, o Programa passou a financiar estruturas de armazenagem.
Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.
O primeiro passo para o agricultor familiar acessar o financiamento é procurar uma empresa de assistência técnica e extensão rural, que vai verificar e avalizar a viabilidade do projeto que será desenvolvido.
Veja aqui as especificações técnicas dos modelos de veículos de carga financiados pelo Mais Alimentos.
0 comentário
Wall St recua com pressão dos rendimentos elevados dos Treasuries
Ibovespa sobe no último pregão de 2024, mas caminha para pior ano desde 2021
Órgão regulador interbancário da China discute riscos no mercado de títulos com investidores
Wall St abre em baixa com pressão dos rendimentos elevados dos Treasuries
Atividade industrial da China deve se expandir pelo terceiro mês em dezembro, diz pesquisa da Reuters
China solicita mais ajuda para pessoas necessitadas em meio a problemas econômicos