Atividade econômica da Argentina cresce no ritmo mais rápido desde 2022
BUENOS AIRES (Reuters) - A atividade econômica da Argentina aumentou 6,5% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, seu maior crescimento anual desde meados de 2022, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira.
A economia do país registrou seu terceiro mês consecutivo de crescimento, acelerando seu ritmo de alta em comparação com uma expansão anual revisada de 6% em dezembro, além de superar o aumento de 4,7% esperado por analistas consultados pela Reuters.
Entre os dez setores econômicos que registraram aumento em janeiro, a intermediação financeira, o comércio atacadista, varejista e de reparos foram os principais impulsionadores do crescimento nacional, de acordo com dados da agência de estatísticas INDEC.
A economia combalida da Argentina tem mostrado uma possível reviravolta nos últimos meses, depois de ter sido duramente atingida pelas medidas rígidas de austeridade do presidente Javier Milei.
Em termos mensais, a atividade econômica da Argentina cresceu 0,6% em janeiro, a quarta alta mensal consecutiva, mas uma leve desaceleração em relação ao crescimento revisado de 0,8% no mês anterior.
(Por Sarah Morland, Walter Bianchi e Aida Pelaez-Fernandez)
0 comentário

Dow Jones e S&P 500 recuam com aumento dos temores por tarifas dos EUA

Comissão do Senado aprova reciprocidade a medidas comerciais contra o Brasil

Assessores de Trump avaliam tarifa de 20% em meio a nervosismo global com guerra comercial

Wall Street abre em baixa com iminência de tarifas de Trump

Ibovespa abre sem viés definido em meio à expectativa acerca de tarifas dos EUA

Dólar oscila pouco com tarifas de Trump e dados em foco