Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas

Publicado em 26/03/2025 15:18 e atualizado em 26/03/2025 16:01

Logotipo Reuters

 

Por Ricardo Brito e Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, em suas primeiras declarações após se tornar réu em inquérito que apura tentativa golpe de Estado e crimes relacionados, que as acusações contra ele são graves e infundadas.

Bolsonaro também insinuou que a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que o tornou réu na manhã desta quarta seria resultado aparentemente de "algo pessoal" contra ele.

Em sua fala de cerca de 50 minutos a jornalistas, em que não abriu para perguntas, o ex-presidente afirmou que os comandantes militares jamais embarcariam numa "aventura", que seria a tentativa de um golpe de Estado.

Bolsonaro admitiu novamente, entretanto, que sua gestão chegou a discutir medidas excepcionalíssimas.

"Discutir hipóteses de dispositivos constitucionais não é crime", argumentou ele, sem dar maiores detalhes.

Com base em investigações, documentos e na delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal apontaram que, após Bolsonaro ter sido derrotado na disputa em 2022, houve discussões em reuniões e minutas golpistas para adotar medidas excepcionais que, na prática, poderiam impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

As declarações de Bolsonaro, dadas pouco depois da decisão do STF, também abordaram teses já marteladas pelo ex-presidente desde a época das eleições, questionando a confiabilidade das urnas e do processo eleitoral brasileiro. Bolsonaro acompanhou o julgamento do gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho.

(Reportagem de Bernardo Caram e Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário