Vice-premiê da China levanta "preocupações" sobre tarifas com representante comercial dos EUA
PEQUIM (Reuters) - O vice-premiê da China, He Lifeng, expressou "preocupações solenes" sobre as tarifas e as taxas "recíprocas" planejadas pelos Estados Unidos em uma chamada de vídeo com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer, nesta quarta-feira, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
Os dois tiveram uma troca de opiniões "franca e profunda" sobre as principais questões econômicas e comerciais, e concordaram em manter a comunicação, disse a Xinhua.
A conversa ocorreu no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, se prepara para impor tarifas recíprocas na próxima semana, potencialmente implementando mais taxas sobre os produtos chineses.
Trump já impôs tarifas de 20% sobre todas as importações vindas da China desde que assumiu o cargo em janeiro, acusando Pequim de não fazer o suficiente para conter a saída de precursores químicos usados para produzir fentanil.
A China retaliou a medida ao impor tarifas específicas de até 15% sobre alguns produtos dos EUA, desde petróleo e gás natural liquefeito até produtos agrícolas.
As medidas retaliatórias aumentaram as tensões entre as duas grandes potências, que já atingiram níveis historicamente baixos nos últimos anos devido a questões que vão desde restrições comerciais e tecnológicas até Taiwan.
(Por Ethan Wang, Yukun Zhang e Ryan Woo)
0 comentário

Ações alemãs reduzem perdas com Merz eleito chanceler após revés inicial

Taxas de câmbio da Argentina convergem e mercado observa banco central

Bessent diz que EUA podem anunciar acordos comerciais com alguns países nesta semana

Ibovespa avança com Petrobras em meio a noticiário corporativo intenso; GPA desaba mais de 20%

Cotação mais baixa de commodities pode impactar arrecadação do governo, diz Ceron

Wall Street cai após últimas ameaças de tarifas de Trump