Nova chance: Governo de Minas publica edital de participação dos municípios nos processos de regularização fundiária
Conquistar a escritura definitiva da terra é o sonho de muitos produtores rurais, numa espera que atravessa gerações. A oportunidade de receber o título de propriedade se amplia para mais agricultores familiares com o novo edital publicado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para seleção de novos municípios que vão integrar o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural.
O prazo para a inscrição dos municípios vai até o dia 10 de março. As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do Ofício de Manifestação de Interesse do Município. O documento e todos os procedimentos estão detalhados no edital, que já está disponível no site da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), neste link.
Essa etapa é fundamental, uma vez que o processo para a emissão do documento definitivo do imóvel é realizado somente junto aos produtores dos municípios previamente selecionados.
Segundo o Superintendente de Regularização Fundiária da Seapa, Pedro Garcia, a seleção dos municípios, por meio do chamamento público, é uma forma transparente e democrática de apresentar à sociedade a política desenvolvida pelo Estado e as regras para a participação de todos os interessados. “A regularização fundiária é uma ação demandada pela maioria dos municípios mineiros. Considerando a limitação financeira e de recursos humanos para o atendimento imediato de todos os interessados, utilizando esta metodologia, o Governo de Minas dá transparência ao processo e a oportunidade para todos serem contemplados”, afirma.
Critérios
Uma Comissão da Secretaria de Agricultura avalia os municípios selecionados, seguindo alguns critérios como a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é um indicador socioeconômico que mostra o grau de desenvolvimento da cidade. Também são avaliados o percentual da população rural em relação à urbana, segundo o Censo do IBGE 2022, se o município está inserido na área do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), entre outros critérios. O resultado dos municípios selecionados é publicado no site da Secretaria de Agricultura.
O início dos trabalhos de cadastramento dos produtores, a realização de audiências públicas e georreferenciamento das propriedades tem previsão de se iniciarem ainda neste ano. Já a entrega dos títulos de propriedade rural dos municípios selecionados, nesta nova etapa, está prevista para começar a partir de 2026.
Balanço
A entrega de títulos é uma grande demanda no campo, onde as famílias estão há décadas esperando a escritura da propriedade. De 2019 a 2024, o Governo de Minas entregou 8.931 títulos de propriedade rural em 105 municípios. Para 2025, a meta é entregar 3,5 mil títulos de propriedade rural.
Além da segurança jurídica do imóvel, o título de propriedade viabiliza ao produtor, especialmente o agricultor familiar, o acesso ao crédito rural, com a possibilidade de investimento na propriedade e melhoria da produtividade.
Com o documento em mãos, tem acesso às diversas políticas públicas como o crédito rural, abrindo caminhos para investimentos na propriedade e nas atividades produtivas, com geração de emprego e melhoria da renda familiar.
0 comentário

Mesmo tarifa mínima é ruim e Brasil terá nova reunião com EUA na próxima semana, diz Alckmin

Trump diz que China pode obter alívio tarifário se aprovar acordo do TikTok

Dólar desaba após pacote de tarifas de Trump e fecha na menor cotação do ano

Tarifas dos EUA podem acelerar implementação de acordo Mercosul-UE, diz presidente da ApexBrasil

Em meio ao caos tarifário dos EUA, França convoca reunião do Mercosul com parceiros da UE

Com tarifas em mãos, Fed agora precisa pesar riscos de inflação contra golpe no crescimento