Ibovespa sobe no último pregão de 2024, mas caminha para pior ano desde 2021

Publicado em 30/12/2024 11:56 e atualizado em 30/12/2024 13:36

Logotipo Reuters

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta segunda-feira, último pregão do ano, com apoio do desempenho positivo das ações da Petrobras e Vale, mas ainda estava a caminho de registrar queda acumulada de cerca de 10% no ano, seu pior desempenho desde 2021, quando caiu quase 12%.

Por volta de 11h48, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,33%, a 120.661,02 pontos, tendo marcado 120.267,05 pontos na mínima e 121.049,75 pontos na máxima até o momento.

O volume financeiro somava 4,7 bilhões de reais, em dia de agenda esvaziada antes da véspera de Ano Novo.

Para o analista Hayson Silva, da Nova Futura Investimentos, a performance levemente positiva também sugere uma reação do mercado à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, no domingo, de flexibilizar determinação anterior de bloqueio de 4,2 bilhões de reais em emendas de comissão, o que pode melhorar o ambiente no Congresso para a aprovação de matérias da agenda fiscal do governo.

"A gente está enxergando a possibilidade de uma recuperação por conta dessa liberação", mesmo em meio às expectativas mais elevadas do mercado para a inflação, afirmou Silva.

O mercado financeiro subiu pela décima primeira vez seguida suas projeções para a inflação ao final de 2025, e também aumentou as expectativas para a taxa básica de juros ao final de 2026, de acordo com a última edição de 2024 do relatório Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O desempenho do real ante o dólar norte-americano também seguia no radar de investidores nesta segunda. "A gente tem a formação de Ptax e isso pode continuar pressionando a moeda brasileira", disse o analista.

A agenda doméstica ainda contou com divulgação de dados do setor público brasileiro, que registrou em novembro um déficit primário de 6,620 bilhões de reais, resultado um pouco melhor do que o esperado pelo mercado, enquanto a dívida pública recuou ligeiramente como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

Nos Estados Unidos, os índices em Wall Street abriram em queda, com os fracos volumes de negociação e a alta dos rendimentos dos Treasuries obscurecendo a força tradicional das ações no fim do ano.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN subia 1,07%, em dia de alta dos preços do petróleo no exterior, com o barril de Brent mostrando elevação de 0,49%, a 74,53 dólares. No radar, também estava a entrevista da presidente da estatal, Magda Chambriard, à Band, transmitida na noite da véspera, na qual a executiva afirmou que a empresa "não empilha dinheiro" e que "se sobrar" poderá distribuir dividendos extraordinários aos acionistas.

- BRAVA ENERGIA ON subia 6,2%, depois de fechar em alta de mais de 10% na sexta-feira, após a companhia afirmar que está negociando mandato com dois bancos para assessorar na avaliação de potenciais transações de parceria ou venda de ativos, conforme recomendação do conselho de administração. Nesta manhã, a Brava informou que retomou a produção no campo Papa-Terra, após autorização concedida pela agência reguladora ANP no último dia 27.

- VALE ON subia 0,33%, se apoiando na recuperação dos preços futuros do minério de ferro. O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE), da China, encerrou as negociações diurnas com alta de 0,98%, a 775,5 iuanes (106,25 dólares) a tonelada.

- ITAU PN subia 0,16% e BRADESCO PN avançava 0,35%, em dia positivo para bancos. No setor, BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 0,5% e SANTANDER UNIT ganhava 0,47%.

- EMBRAER ON caía 0,5%. A fabricante de aviões anunciou mais cedo que recebeu pedido firme de seis aeronaves A-29 Super Tucano que serão entregues a um cliente não revelado. O pedido será incluído na carteira de encomendas do quarto trimestre deste ano e as entregas devem ocorrer em 2026.

- GPA ON subia 3,47%, entre as principais altas percentuais do Ibovespa, com o aval de órgão regulatório para operação envolvendo a rede de supermercados Dia reacendendo debate sobre eventual combinação de negócios entre os grupos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário