Ações europeias caem com alta dos rendimentos dos títulos
Por Sruthi Shankar
(Reuters) - As ações europeias caíam nesta segunda-feira, conforme os rendimentos elevados dos títulos públicos levavam os investidores a se retirarem das bolsas no final de um ano que foi positivo para alguns mercados regionais.
O índice STOXX 600 recuava 0,18%, para 506,29 pontos, com as ações de tecnologia e de fabricantes de produtos industriais liderando as quedas.
Os volumes de negociação eram reduzidos antes do feriado de Ano Novo na quarta-feira. Os mercados acionários da Alemanha, Itália e Suíça também estão fechados na terça-feira, enquanto os do Reino Unido e da França têm um pregão de meio dia.
O rendimento do bund alemão de 10 anos foi negociado em seu valor mais alto desde meados de novembro, acompanhando um aumento nos rendimentos do Tesouro dos EUA, à medida que a incerteza em torno da política monetária no próximo ano e as perspectivas de políticas inflacionárias sob a presidência de Trump pesam sobre a confiança dos investidores.
O STOXX 600 ainda está em curso para acumular uma alta anual de 5,9%, com as ações alemãs liderando os ganhos regionais e as ações francesas ficando para trás.
Ainda assim, o índice de referência europeu está atrás do aumento de 25% do S&P 500 este ano, conforme os cortes nas taxas de juros do Federal Reserve e um boom nos negócios de IA impulsionaram os gigantes da tecnologia de Wall Street.
O DAX alemão caía 0,3% em seu último dia de negociação do ano, mas parecia estar no caminho certo para um aumento anual de 19%, no melhor desempenho deste ano entre as principais bolsas europeias.
Por outro lado, o CAC 40 da França deve cair 2,5% no ano, impulsionado por preocupações sobre o déficit fiscal em espiral do país e a turbulência política.
0 comentário
A era do gás russo na Europa termina com a Ucrânia interrompendo o trânsito
Importações de minério de ferro da China devem atingir novo recorde em 2025, mesmo com a queda da demanda por aço
Atraso do óleo de palma B40 da Indonésia causa incertezas no mercado
Wall Street termina em baixa no penúltimo pregão de um 2024 forte
Haddad diz que dólar fechou 2024 muito forte no mundo todo
Ibovespa fecha último pregão de 2024 no azul, mas marca pior ano desde 2021