Japão diz que economia está se recuperando, mas reduz visão sobre lucros das empresas
TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão disse nesta sexta-feira que a economia está se recuperando moderadamente em dezembro, mas alertou sobre os riscos futuros, como taxas de juros mais altas no exterior e políticas nos Estados Unidos.
Entre as principais áreas econômicas, o governo cortou sua avaliação sobre os lucros corporativos pela primeira vez desde março de 2023, já que o ritmo de sua recuperação estava se moderando.
"A economia está se recuperando moderadamente, embora pareça estar parando em partes", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório mensal.
Em relação às perspectivas, o governo espera que a recuperação moderada continue graças à melhoria da situação do emprego e da renda.
Mas manteve uma visão cautelosa sobre as políticas dos EUA, já que a nova promessa de tarifas do presidente eleito Donald Trump sobre produtos do Canadá, México e China ameaça o comércio global.
As taxas de juros mais altas nos EUA e na Europa, bem como a estagnação do mercado imobiliário chinês, também podem prejudicar a economia do Japão, disse o governo.
O relatório foi divulgado depois que o Banco do Japão manteve a taxa de juros na quinta-feira.
Entre outras áreas econômicas importantes, o consumo privado, que responde por mais da metade da economia japonesa, estava "acelerando", apoiado pela recuperação salarial, reiterou o governo em seu último relatório.
Os gastos de capital também estavam "acelerando" e as exportações estavam "quase estáveis", disse o governo, repetindo sua avaliação do mês anterior.
(Reportagem de Kaori Kaneko)
0 comentário
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
ONS reduz previsão para reservatórios de hidrelétricas do SE/CO em dezembro
S&P 500 e Nasdaq caem com temores sobre corte nos juros e apesar da redução da inflação
Presidente do Fed de Cleveland diz que força econômica foi argumento contra corte de juros
Wall Street cai na abertura por preocupações com perspectivas para taxa de juros