Inflação no Japão em novembro provavelmente acelerou, exportações aumentaram devido à fraqueza do iene
TÓQUIO (Reuters) - A inflação básica dos preços ao consumidor no Japão provavelmente acelerou em novembro, impulsionada pelos preços persistentemente altos do arroz e pela eliminação gradual dos subsídios aos serviços públicos, mostrou uma pesquisa da Reuters na sexta-feira.
O índice de preços ao consumidor (IPC), que inclui produtos petrolíferos, mas exclui os preços de alimentos frescos, deve ter subido 2,6% em novembro em relação ao ano anterior, em comparação com 2,3% em outubro, mostrou uma pesquisa com 18 economistas.
"Além dos preços mais altos do arroz, alimentos e produtos industriais, os preços da energia também subiram, já que o governo cortou subsídios para contas de eletricidade e gás da cidade", disse a Mizuho (NYSE: MFG ) Research & Technologies em um relatório.
O Ministério de Assuntos Internos divulgará os dados do IPC de novembro em 20 de dezembro às 8h30 (19 de dezembro às 23h30 GMT).
A pesquisa também mostrou que as exportações devem ter aumentado 2,8% em novembro em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao aumento de 3,1% em outubro.
As importações foram estimadas em 1% em relação ao ano anterior, resultando em um déficit de 688,9 bilhões de ienes (US$ 4,50 bilhões). As importações aumentaram 0,4% em outubro.
"O comércio global permaneceu lento, mas a fraqueza do iene desde meados de setembro provavelmente impulsionou o valor das exportações", disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.
Os pedidos de máquinas, um indicador altamente volátil, mas importante, dos gastos de capital para os próximos seis a nove meses, provavelmente aumentaram 1,2% em outubro em relação ao mês anterior, após uma queda de 0,7% em setembro, de acordo com a pesquisa.
O Ministério das Finanças publicará os dados comerciais às 8h50 do dia 18 de dezembro (23h50 GMT do dia 17 de dezembro), enquanto o Gabinete do Governo anunciará os dados dos pedidos de máquinas às 8h50 do dia 16 de dezembro (23h50 GMT do dia 15 de dezembro).
($1 = 152,9800 ienes)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros