Inflação no Japão em novembro provavelmente acelerou, exportações aumentaram devido à fraqueza do iene

Publicado em 13/12/2024 08:16

Logotipo Reuters

TÓQUIO (Reuters) - A inflação básica dos preços ao consumidor no Japão provavelmente acelerou em novembro, impulsionada pelos preços persistentemente altos do arroz e pela eliminação gradual dos subsídios aos serviços públicos, mostrou uma pesquisa da Reuters na sexta-feira.

O índice de preços ao consumidor (IPC), que inclui produtos petrolíferos, mas exclui os preços de alimentos frescos, deve ter subido 2,6% em novembro em relação ao ano anterior, em comparação com 2,3% em outubro, mostrou uma pesquisa com 18 economistas.

"Além dos preços mais altos do arroz, alimentos e produtos industriais, os preços da energia também subiram, já que o governo cortou subsídios para contas de eletricidade e gás da cidade", disse a Mizuho (NYSE: MFG ) Research & Technologies em um relatório.

O Ministério de Assuntos Internos divulgará os dados do IPC de novembro em 20 de dezembro às 8h30 (19 de dezembro às 23h30 GMT).

A pesquisa também mostrou que as exportações devem ter aumentado 2,8% em novembro em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao aumento de 3,1% em outubro.

As importações foram estimadas em 1% em relação ao ano anterior, resultando em um déficit de 688,9 bilhões de ienes (US$ 4,50 bilhões). As importações aumentaram 0,4% em outubro.

"O comércio global permaneceu lento, mas a fraqueza do iene desde meados de setembro provavelmente impulsionou o valor das exportações", disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Os pedidos de máquinas, um indicador altamente volátil, mas importante, dos gastos de capital para os próximos seis a nove meses, provavelmente aumentaram 1,2% em outubro em relação ao mês anterior, após uma queda de 0,7% em setembro, de acordo com a pesquisa.

O Ministério das Finanças publicará os dados comerciais às 8h50 do dia 18 de dezembro (23h50 GMT do dia 17 de dezembro), enquanto o Gabinete do Governo anunciará os dados dos pedidos de máquinas às 8h50 do dia 16 de dezembro (23h50 GMT do dia 15 de dezembro).

($1 = 152,9800 ienes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário