CSN revê projeção de alavancagem e altera projeções de investimento
SÃO PAULO (Reuters) - A CSN anunciou nesta quarta-feira uma série de projeções para seus negócios nos próximos anos e desistiu de continuar mirando em uma meta de redução de endividamento que prometia há vários trimestres entregar aos investidores.
A companhia que atua em aço, cimento, mineração, energia e logística desistiu da meta de obter uma relação de dívida líquida sobre Ebitda de 2,5 vezes até o final deste ano e agora passa a considerar como objetivo ter uma alavancagem "abaixo de três vezes" em 2025, segundo fato relevante ao mercado.
A empresa também reduziu projeção de investimento na operação de minério de ferro ao mesmo tempo em que elevou a estimativa de desembolsos em seus negócios de cimento.
A CSN cortou o orçamento de investimento em mineração de 15,3 bilhões de reais entre 2023 e 2028 para 13,2 bilhões no período de 2025 a 2030. Os recursos serão usados em fase 1 de projeto de expansão de capacidade.
Já a previsão de investimento em cimento foi elevada de 5 bilhões de reais para 7,7 bilhões "em crescimento orgânico" que adicionará uma capacidade de 9 milhões de toneladas anuais para a empresa. O anúncio ocorre após fracasso na aquisição da Intercement, após meses de negociações.
A CSN reviu ainda a previsão de investimento total do grupo, substituindo a estimava de desembolsos de entre 6 bilhões e 7 bilhões de reais entre 2025 e 2028 pelo intervalo fixo de 2025, quando projeta investir 5 bilhões a 6 bilhões de reais. A expectativa de investimento deste ano foi cortada de 6 bilhões para 5,3 bilhões de reais.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Brasil acumula fluxo cambial negativo de US$2,64 bi em dezembro até dia 6, diz BC
Nasdaq chega a 20.000 pontos pela primeira vez com impulso de ações de IA
Acordo Mercosul-UE pode pressionar indústria do Brasil, diz sindicato do ABC
Wall St avança após dados de inflação consolidarem expectativas de corte de juros em dezembro
Governo corre contra tempo para liberar emendas parlamentares, diz líder no Congresso
Ucrânia ataca porto russo e afirma que depósito de petróleo foi atingido