Minério de ferro cai com peso do cenário de oferta global e demanda da China
Por Gabrielle Ng
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta quarta-feira, com as perspectivas de oferta global mais firme e demanda chinesa mais branda ofuscando os dados comerciais mais fortes no principal consumidor mundial do minério.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 1,88%, a 782,5 iuanes (109,92 dólares) a tonelada.
O minério de ferro de referência para novembro na Bolsa de Cingapura recuava 1,09%, a 104,8 dólares a tonelada.
A mineradora brasileira Vale informou na terça-feira um aumento de 5,5% na produção de minério de ferro no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, atingindo o nível mais alto em quase seis anos.
"As expectativas são de que os principais exportadores indiquem que as recentes interrupções no fornecimento já passaram e as perspectivas de novos ganhos são fortes", disseram os analistas do ANZ em nota.
A Vale é um dos maiores fornecedores de minério de ferro do mundo e sua divulgação veio antes dos relatórios de produção desta semana de outros grandes exportadores, incluindo a BHP e a Rio Tinto.
Enquanto isso, as importações de minério de ferro da China em setembro aumentaram 2,7% em relação a agosto e 2,9% em relação ao ano anterior, uma vez que as encomendas foram incentivadas pelos preços mais baixos e pela esperança de uma melhor demanda durante a alta temporada de construção.
(Reportagem de Gabrielle Ng)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta de quase 3% com ânimo em Wall Street
Autoridade do Fed vê progresso na inflação e mostra otimismo quanto a pouso suave
Dólar tem novo dia de queda e se reaproxima de R$6,00 após dados de inflação dos EUA
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo em Gaza; trégua começará domingo
Governo fechou 2024 próximo ao centro da meta fiscal, diz Ceron
Déficit primário cai 88,7% em novembro, para R$ 4,515 bilhões