Minério de ferro cai em Dalian após dados fracos da China e piora do cenário de demanda

Publicado em 15/10/2024 09:12

Logotipo Reuters

Por Gabrielle Ng

CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian fecharam em baixa nesta terça-feira, devolvendo ganhos iniciais registrados mais cedo, já que as perspectivas de demanda global mais branda por aço e dados econômicos chineses mais fracos superaram as esperanças de mais estímulos por parte da China, maior mercado consumidor de metais.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China terminou o dia com queda de 0,38%, a 791,5 iuanes (111,26 dólares) a tonelada.

O minério de ferro de referência para novembro na Bolsa de Cingapura recuou 1,43%, a 106,05 dólares a tonelada.

A expectativa é de que a demanda global de aço diminua em 2024 pelo terceiro ano consecutivo, uma vez que a produção e o crescimento econômico continuam fracos, disse a Associação Mundial do Aço na segunda-feira, ao reduzir suas projeções.

A demanda chinesa por aço deve cair 3% este ano e mais 1% em 2025, informou o grupo.

Dados econômicos recentes da China, incluindo balança comercial de setembro e os números de novos empréstimos, não atenderam às expectativas, aumentando as preocupações de que a economia não atinja a meta de crescimento de 5% este ano e tenha dificuldades para se evitar as pressões deflacionárias.

Enquanto isso, as exportações de aço em setembro atingiram o nível mais alto desde 2016, chegando a 10,2 milhões de toneladas, com as exportações acumuladas no ano subindo 21% em relação ao ano anterior, disseram analistas do ANZ, citando dados alfandegários divulgados na segunda-feira.

"A demanda externa resiliente elevou as exportações de aço, mas qualquer fraqueza nos mercados externos será um obstáculo", disseram os analistas do ANZ em nota.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário