Iene avança em meio ao nervosismo dos mercados antes de dados de emprego dos EUA
Por Kevin Buckland e Sruthi Shankar
(Reuters) - O iene e o franco suíço avançavam sobre o dólar nesta quarta-feira, com os investidores em busca de ativos seguros após uma forte queda dos índices em Wall Street na sessão anterior, desencadeada por preocupações com a economia dos Estados Unidos e com avaliações do setor de tecnologia.
O catalisador da desconfiança dos mercados foram os dados fracos do setor industrial dos EUA, que fomentaram as preocupações sobre um pouso forçado para a maior economia do mundo, com os investidores já nervosos antes do relatório de emprego de agosto a ser divulgado na sexta-feira.
Os principais índices de Wall Street caíram na terça-feira, com a Nvidia recuando quase 10%. A aversão ao risco se espalhava pela Ásia e pela Europa nesta quarta-feira.
"Isso lembra um pouco a liquidação do início de agosto, quando você não precisava de um catalisador. É só que você está nas máximas dos ativos de risco", disse Alex Jekov, chefe de estratégia cambial do G10 no BNP Paribas.
"O dólar está mais suave em relação às moedas de baixo rendimento porque elas estão recebendo uma oferta do ambiente de redução de risco. Mas o que é diferente de agosto é que os juros dos EUA não estão participando tanto. Parece ser principalmente uma história de ações."
O dólar tinha queda de 0,34% em relação ao iene, a 144,97.
A moeda norte-americana atingiu uma mínima de vários meses em relação ao iene de 141,68 em 5 de agosto, depois que dados fracos de emprego nos EUA e um aumento da taxa de juros do Banco do Japão desencadearam uma enorme reversão das operações de "carry trade" com a divisa japonesa.
Os riscos para o cenário de pouso suave dos EUA fizeram com que os investidores aumentassem as chances de um corte de 50 pontos-base na taxa de juros do Federal Reserve neste mês para 37%, em comparação com 30% no dia anterior, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
O franco suíço, outra divisa considerada segura, subia 0,2%, para 0,8491 por dólar.
O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- caía 0,04%, a 101,660.
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA