UBS Wealth Management eleva chances de recessão nos EUA de 20% para 25%

Publicado em 27/08/2024 09:17

Logotipo Reuters

(Reuters) - O UBS Global Wealth Management elevou as chances de uma recessão nos Estados Unidos de 20% para 25%, citando a fraqueza decorrente do crescimento moderado dos empregos e dos dados de desemprego de julho, que fomentaram temores de uma desaceleração.

Em uma nota na segunda-feira, a corretora manteve seu cenário-base de um pouso suave para a economia norte-americana, com os gastos do consumidor determinando amplamente a trajetória do crescimento; no entanto, chamou as perspectivas de "nebulosas".

Neste mês, o J.P. Morgan aumentou as chances de recessão nos EUA até o final do ano para 35%, citando a diminuição das pressões no mercado de trabalho, enquanto o Goldman Sachs reduziu sua probabilidade de recessão nos próximos 12 meses para 20%.

Na semana passada, o Departamento do Trabalho dos EUA reduziu em 818.000 sua estimativa para o total de empregos criados no período de abril de 2023 a março de 2024, o que significa que os empregadores norte-americanos criaram muito menos empregos do que o originalmente relatado no ano até março.

O dado veio na esteira do aumento da taxa de desemprego para 4,3% em julho, um recorde de quase três anos, em meio a uma desaceleração significativa nas contratações, elevando os temores de que o mercado de trabalho esteja se deteriorando e potencialmente tornando a economia vulnerável a uma recessão.

As expectativas de um corte de juros de 50 pontos-base na reunião de setembro do Federal Reserve aumentaram, com o chair Jerome Powell sinalizando em seu discurso em Jackson Hole na última sexta-feira que "chegou a hora" de reduzir os juros.

Com o excesso de poupança acumulado durante a pandemia sendo usado, "o crescimento contínuo da renda será fundamental para manter o aumento dos gastos, uma vez que uma taxa de poupança estável é provavelmente o melhor que podemos esperar", disse Brian Rose, economista sênior do UBS para os EUA.

(Por Gokul Pisharody em Bengaluru)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário