China planeja fundo de seguridade social 'maior e mais forte' para ajudar sociedade envelhecida
HONG KONG, 20 de agosto (Reuters) - A China reforçará seu fundo de seguridade social de 2,88 trilhões de yuans (US$ 406 bilhões), tornando-o "maior e mais forte" para ajudar a sustentar sua população que envelhece rapidamente, à medida que o número de novos nascimentos e de força de trabalho mais jovem para sustentar seus idosos diminui.
O Fundo Nacional de Seguridade Social responderá "efetivamente" ao envelhecimento da população e "melhorará o mecanismo de políticas para o desenvolvimento do setor de cuidados a idosos", disse o secretário do partido do fundo, Ding Xuedong, em comentários feitos no jornal do Partido Comunista, o Study Times, na segunda-feira.
Na próxima década, cerca de 300 milhões de chineses se aposentarão — quase o equivalente a toda a população dos EUA. Uma em cada duas pessoas com mais de 65 anos na região da Ásia-Pacífico viverá na China até 2040, estima a Euromonitor.
O fundo, criado em 2000, é um "fundo de reserva estratégico para as necessidades da previdência social durante o período de pico do envelhecimento populacional e o lastro do sistema de previdência social do meu país", disse Ding.
A China já entrou em um estágio de envelhecimento moderado, disse Ding, acrescentando que o envelhecimento severo na próxima década significa que "a urgência e a dificuldade de expandir e fortalecer o fundo de reserva estratégica são sem precedentes".
A Academia Chinesa de Ciências, administrada pelo Estado, prevê que o sistema previdenciário da China ficará sem dinheiro até 2035.
Ding disse que o fundo melhorará e expandirá a escala dos investimentos dos fundos de pensão, "divulgará ativamente informações financeiras importantes ao público" e realizará investimentos de "maneira aberta e transparente".
As divulgações visam estabilizar as expectativas das pessoas em relação aos cuidados com a terceira idade, disse ele.
O fundo aumentará o investimento no mercado de capitais nacional, "aumentando os investimentos de capital de longo prazo em áreas estratégicas e básicas relacionadas à economia nacional e aos meios de subsistência das pessoas".
Os investimentos serão aumentados em inovação científica e tecnológica e nova produtividade de qualidade, principais prioridades do governo, disse Ding.
($1 = 7,1363 yuan renminbi chinês)
Reportagem de Farah Master e da redação de Pequim; Edição de Kim Coghill
0 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior