S&P 500 e Nasdaq atingem máximas recordes com dados de inflação e balanços no foco
Por Lisa Pauline Mattackal e Ankika Biswas
(Reuters) - O Nasdaq e o S&P 500 atingiram máximas recordes nesta segunda-feira, enquanto o Dow Jones alcançou um pico em mais de um mês, com os investidores aguardando dados de inflação dos Estados Unidos, o depoimento do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso e o início da temporada de balanços nesta semana.
As expectativas de cortes na taxa de juros já em setembro receberam um impulso depois que o relatório de sexta-feira sobre empregos nos EUA mostrou que a abertura de vagas desacelerou em junho, nos dados mais recentes que apontam para fraqueza das condições do mercado de trabalho.
Os investidores, entretanto, buscarão uma visão mais clara da provável trajetória da política monetária do Fed para o resto do ano.
Operadores agora veem 74% de chance de um corte de 25 pontos-base em setembro, acima dos 60% da semana passada, enquanto esperam uma redução total de cerca de 50 pontos no ano, de acordo com o FedWatch da CME e dados do LSEG.
Na frente econômica, os índices de preços ao consumidor e ao produtor desta semana serão acompanhados de perto para avaliar se as pressões dos preços estão diminuindo.
"O fato é que o Fed tem um mandato duplo e seu mandato é o emprego e a inflação. A inflação está caindo e o desemprego está subindo", disse Thomas Hayes, presidente da Great Hill Capital LLC.
"Eles agora têm cobertura para fazer um corte quando quiserem e os sinais apontam para setembro."
Grandes bancos, incluindo o Citigroup, o JPMorgan Chase e o Wells Fargo darão início à temporada de balanços do segundo trimestre na sexta-feira. Suas ações subiam quase 1% cada no dia.
Os mercados também acompanharão atentamente o depoimento semestral de Powell perante os comitês do Senado e da Câmara dos EUA em 9 e 10 de julho, bem como os comentários de várias outras autoridades do Fed ao longo da semana.
O Dow Jones subia 0,39%, a 39.528,89 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,14%, a 5.574,98 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 0,14%, a 18.378,49 pontos.
0 comentário
Dólar oscila pouco com mercado à espera de dados dos EUA e posse de Trump
Atividade econômica supera expectativa e cresce em novembro, mostra BC
Taxa de desemprego global deve permanecer próxima da mínima histórica de 5%, diz OIT
Rio Tinto tem queda nos embarques de minério de ferro, mas vê resiliência da economia global
Minério de ferro avança com embarques menores e dólar mais fraco
BC do Japão deve elevar juros até março; maioria dos analistas prevê alta em janeiro