Exportações da Alemanha caem mais do que o previsto em maio
![]()
Por Maria Martinez
(Reuters) - As exportações da Alemanha caíram mais do que o esperado em maio devido à demanda fraca da China, dos Estados Unidos e de países europeus, mostraram dados do escritório federal de estatísticas nesta segunda-feira.
As exportações caíram 3,6% em maio em comparação com o mês anterior, quase o dobro da queda de 1,9% prevista por analistas em uma pesquisa da Reuters.
A balança de comércio exterior apresentou um superávit de 24,9 bilhões de euros em maio, após 22,2 bilhões de euros em abril e 16,8 bilhões de euros em maio do ano anterior.
Depois de dois bons meses, o setor de exportação voltou à normalidade, disse o economista-chefe do Hauck Aufhaeuser Lampe Privatbank, Alexander Krueger.
De modo geral, as exportações devem se beneficiar da economia global um pouco mais forte, disse ele. "No entanto, há sinais de constantes altos e baixos nos próximos meses."
As exportações para os países da UE caíram 2,5% em maio em relação ao mês anterior e para países fora da UE tiveram queda de 4,9%, informou o escritório de estatísticas.
As exportações da Alemanha para os EUA - seu maior mercado em maio - caíram 2,9% em relação ao mês anterior, enquanto para a China recuaram 10,2% e as exportações para a Rússia tiveram queda de 19,3%.
(Reportagem de Isabel Demetz em Gdansk e Maria Martinez em Berlim)
0 comentário
Índices europeus sobem após dados de inflação dos EUA e decisão de juros do BCE melhora humor de investidores
Lula diz que premiê da Itália pediu mais tempo para aprovar acordo UE-Mercosul
Itália está pronta para apoiar acordo com Mercosul quando preocupações dos agricultores forem resolvidas, diz Meloni
Taxas viram para o negativo após Galípolo reforçar que decisão sobre Selic está aberta
Dólar perde força e se reaproxima da estabilidade no Brasil
Agricultores belgas entram em confronto com polícia durante protesto contra acordo com Mercosul