BCE poderá tomar medidas contra empresas que não cumprirem metas climáticas

Publicado em 25/06/2024 08:23

Logotipo Reuters

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu planeja estabelecer metas de redução de emissões para as empresas em sua carteira de títulos e poderá tomar "medidas corretivas" se elas não as cumprirem, informou o BCE nesta terça-feira.

O BCE detém cerca de 350 bilhões de euros em títulos corporativos, adquiridos quando a inflação ainda estava muito baixa, e tem pressionado as empresas incluídas nessa vasta carteira a se tornarem mais verdes.

Ele até mesmo inclinou os reinvestimentos em seu Programa de Compra de Ativos (APP) e Programa de Compra de Emergência da Pandemia (PEPP) para emissores mais verdes, mas o último desses reinvestimentos termina no final de 2024 e o banco agora precisa de uma nova ferramenta para incentivar a participação das empresas.

"Serão estabelecidas metas provisórias de redução de emissões para os portfólios corporativos no APP e no PEPP", disse o BCE, acrescentando que os regulamentos da UE serão usados como orientação para a definição das metas.

"Se forem identificados desvios da trajetória desejada, medidas corretivas serão avaliadas, dentro de nosso mandato, caso a caso", acrescentou o BCE.

O banco não forneceu nenhum detalhe sobre as medidas específicas que poderá tomar ou se tais decisões serão tornadas públicas, mas a prática usual do BCE normalmente incluiria o desinvestimento total entre suas opções.

O BCE também ainda não definiu um cronograma para esse processo e pode ser necessária uma nova decisão do Conselho antes que ele entre em vigor.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário