Nasdaq e S&P 500 sobem com dados fracos de inflação ao produtor e ações de chips
Por Lisa Pauline Mattackal e Johann M Cherian
(Reuters) - Os índices S&P 500 e Nasdaq rondavam máximas recordes nesta quinta-feira, impulsionados por um salto nas ações de chips depois que dados de inflação ao produtor mais baixos do que o previsto alimentaram expectativas de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve.
A Broadcom, componente da Nasdaq, saltava 14,3%, atingindo um pico recorde, depois que a fabricante de chips elevou sua previsão de receita de semicondutores usados na tecnologia de inteligência artificial (IA). Ela também anunciou um desdobramento de ações de 10 por 1.
A líder em chips de IA, Nvidia, subia 3,3%, empurrando o Philadelphia SE Semiconductor Index para um avanço de 1,5%, a um pico histórico.
Um relatório do Departamento do Trabalho mostrou que o índice de preços ao produtor dos EUA caiu inesperadamente 0,2% em maio sobre o mês anterior, em comparação com um aumento de 0,1% esperado pelos economistas consultados pela Reuters.
Separadamente, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou para um recorde de 10 meses na semana passada.
Os mercados aumentaram as apostas em um início de cortes nos juros em setembro para quase 68%, de 60% antes dos dados, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Isso ocorreu apesar de as autoridades do Fed projetarem apenas um corte este ano.
O sentimento dos investidores também foi sustentado por dados mais fracos do que o esperado sobre a inflação ao consumidor dos EUA na quarta-feira e pelo reconhecimento do chair do Fed, Jerome Powell, de que houve progresso no combate às pressões dos preços.
O Dow Jones caía 0,59%, a 38.483,90 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,03%, a 5.422,51 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 0,42%, a 17.682,27 pontos.
0 comentário
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
Israel deve aprovar cessar-fogo com Hezbollah, diz autoridade israelense