Ibovespa ensaia trégua em série de perdas com endosso de commodities

Publicado em 06/06/2024 10:57

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa buscava nesta quinta-feira uma trégua na sequência de quedas, tendo como pano de fundo alta do minério de ferro na China e avanço do petróleo no exterior, enquanto agentes financeiros também repercutem decisão de juros na zona do euro e dados econômicos dos Estados Unidos.

Por volta das 10h50, o Ibovespa subia 0,77%, a 122.339,70 pontos, após seis quedas seguidas, período em que acumulou um declínio de quase 2,5%. O volume financeiro somava 2,45 bilhões de reais.

No exterior, um dos destaques no noticiário era a decisão do Banco Central Europeu, que reduziu os juros, reconhecendo o avanço em sua batalha contra a alta dos preços. Mas a autoridade monetária também sinalizou que o trabalho ainda não acabou pois a inflação deverá permanecer muito alta até o próximo ano.

A ação do BCE reforça os holofotes para a decisão do Federal Reserve neste mês, principalmente eventuais sinais sobre uma amplamente esperado corte dos juros na maior economia do mundo, principalmente após dados recentes dos Estados Unidos mostrarem desaceleração da atividade econômica.

Nesta sessão, a agenda norte-americana mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 8.000 na semana encerrada em 1º de junho, para 229.000 em dado com ajuste sazonal, enquanto economistas consultados pela Reuters previam 220.000 pedidos na última semana.

Dados divulgados mais cedo na semana já haviam mostrado que as vagas de emprego em aberto nos EUA em abril caíram mais do que o esperado e o número de empregos disponíveis por cada trabalhador que busca uma vaga atingiu seu nível mais baixo desde junho de 2021.

Na sexta-feira, as atenções estarão voltadas para o relatório do governo norte-americano sobre o mercado de trabalho no mês passado, que podem alimentar - ou não - a perspectiva de que o Fed corte os juros ainda neste ano.

"O mercado de trabalho parece estar se reequilibrando, mas os dados de emprego a serem divulgados na sexta-feira serão fundamentais para confirmar essa percepção", afirmou a equipe da XP Investimento a clientes, referindo-se ao relatório do governo norte-americano.

DESTAQUES

- VALE ON subia 0,15%, experimentando um respiro após sequência de quedas, em desempenho ajudado pela recuperação nos futuros do minério de ferro na China. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações do dia com alta de 0,96%, a 839,5 iuans (115,85 dólares) por tonelada, após queda em cinco sessões consecutivas.

- PETROBRAS PN avançava 0,94%, endossada pelo aumento dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent era negociado com elevação de 0,66%.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 0,95% e BRADESCO PN mostrava acréscimo de 1,33%, acompanhando a tentativa de melhora no pregão brasileiro.

- ZAMP ON, que não faz parte da composição do Ibovespa, disparava 7,32%, após anunciar plano para comprar a operação brasileira de lojas da rede de cafeterias norte-americana Starbucks por 120 milhões de reais. A Zamp atualmente administra a operação no Brasil das redes Burger King e Popeyes.

- LOJAS RENNER ON mostrava elevação de 3,1%, após o plenário do Senado aprovar o projeto que cria o programa automotivo Mover, com o texto incluindo a cobrança de imposto sobre compras internacionais de até 50 dólares. Analistas do Citi também elevaram a recomendação das ações para "compra", conforme relatório enviado mais cedo a clientes.

- BRASKEM PNA recuava 0,8%, entre as poucas quedas do dia, ainda fragilizada pela decisão do grupo de Abu Dhabi Adnoc de desistir de manter negociações para compra de fatia da Novonor na petroquímica no começo de maio, além de notícia recente sugerindo chance de o ex-ministro Guido Mantega passar a fazer parte do conselho de administração da companhia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário