BNDES reduz juros de linha de crédito para exportação

Publicado em 28/05/2024 11:18 e atualizado em 28/05/2024 14:15

Logotipo Reuters

(Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)anunciou nesta terça-feira mudanças em linha de crédito para financiar a produção de bens para exportação, incluindo redução nos juros.

O banco também extinguiu duas limitações relacionadas ao BNDES Exim Pré-Embarque: um orçamento restrito a 2 bilhões de reais para operações com os juros mais baixos e teto de 150 milhões de reais em financiamentos ao ano por cliente.

De acordo com o BNDES, a partir de agora, no caso das micro, pequenas e médias empresas, a remuneração que o cliente paga ao BNDES ao obter um financiamento (spread) será fixa em 0,5% ao ano.

"Essa taxa vigorou durante curto período no início deste ano, mas, fora das condições especiais que agora se tornam perenes, essa remuneração do BNDES poderia chegar a até 1,30% ao ano", afirmou o banco.

No caso das grandes empresas, o spread fica limitado a 0,8% ao ano se o financiamento for para exportação de bens de capital (produtos industrializados de maior valor agregado), ou a 1,05% ao ano se o produto for bens de consumo.

Nas antigas condições do BNDES Exim Pré-Embarque, essas taxas eram de, respectivamente, 1,05% e 1,30% ao ano.

De acordo com o BNDES, as novas condições são válidas tanto para operações diretas quanto para operações indiretas.

O BNDES estima que a linha Exim Pré-embarque já atendeu mais de 1.500 empresas exportadoras brasileiras, com os desembolsos superando 60 bilhões de reais.

(Por Rodrigo Viga Gaier, do Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário