Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales
A equipe do Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresentou o balanço das operações realizadas nesta sexta-feira (17/5), no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de São João del Rey, em Rio Pardo. O parque é um dos quatro locais de armazenamento de mantimentos na cidade, que é o principal centro de distribuição do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari.
Desde quando foi instalado pelo governo do Estado, em 2 de maio, o gabinete recebeu 145 carretas com ajuda humanitária. Já o centro localizado em Lajeado recebeu outras 36, resultando o equivalente a 4 mil toneladas de mantimentos. No total, são cerca de 1,5 mil toneladas já doadas em 70 municípios da região e de outras localidades, como os centros de distribuição de Santa Maria e Passo Fundo.
A grande maioria dos caminhões que chegam nos depósitos são de carga mista, contendo alimentos, água, vestuário, colchões, entre outros. Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, coronel Claiton Marmitt, esse tipo de carregamento, sem pallet, requer descarregamento manual, triagem e montagem das cestas básicas e kits de higiene e limpeza por parte dos voluntários, o que leva um tempo maior para ser realizado.
“O nosso planejamento foi complexo, mas a partir do centro de logística conseguimos – através dos pedidos das prefeituras (oriundos da assistência social e da Defesa Civil) e da solicitação direta de indivíduos que não puderam entrar em contato com os órgãos locais. Atendemos inclusive municípios fora da nossa área de territorialidade regional, pois a vida humana não tem espaço geográfico, nem limite ou fronteira”, pontuou Marmitt.
Segundo o coordenador, o planejamento da Defesa Civil na região deve se estender a médio e longo prazo, já que existem comunidades que dependerão do auxílio de mantimentos. “A intenção de criar os depósitos é porque vamos passar por um processo longo, com muitas famílias necessitando por mais tempo dessa ajuda. Por esse motivo, governo federal, Estado e municípios estão juntos para dar suporte”, concluiu.
“Todos os donativos que o nosso Estado vem recebendo da iniciativa privada ou de outros entes federais terão como destino a população que foi afetada pelos eventos meteorológicos”, garantiu a diretora-geral do Gabinete do Vice-Governador, Daniela Machado.
O Gabinete do Vice-Governador, Gabriel Souza, coordena os trabalhos na base de Santa Cruz do Sul. Gabriel liderou as ações in loco até 7 de maio, quando assumiu a coordenação do Gabinete de Crise da Região Metropolitana de Porto Alegre. Contudo, equipes ligadas a ele seguem à frente das operações no Vale do Rio Pardo. A ação realizada em Santa Cruz do Sul conta, diariamente, com a participação de 80 voluntários, além do efetivo do Exército Brasileiro.
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA