Bolsas da Europa interrompem série de nove altas pressionadas por Siemens
Por Ankika Biswas e Johann M Cherian
(Reuters) - As bolsas de valores da Europa interromperam nesta quinta-feira uma sequência de nove pregões em alta, atingidas por lucro trimestral mais fraco que o esperado da Siemens, enquanto várias ações dos setores automotivo e de energia também caíram.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,21%, a 523,62 pontos, depois de recorde na quarta-feira. Os negócios foram mediados por uma alta menor que a esperada nos preços ao consumidor dos Estados Unidos em abril, que elevaram apostas do mercado sobre um corte na taxa de juros em setembro pelo Federal Reserve.
A Siemens fechou em baixa de 6,6%, a queda mais forte em mais de dois anos, depois que o lucro do segundo trimestre fiscal do grupo caiu 2% e não atingiu as estimativas do mercado.
A ação pesou sobre o índice DAX, de Frankfurt, enquanto o setor mais amplo de bens e serviços industriais perdeu mais de 1%.
O setor automotivo foi o mais afetado, com queda de 1,2%, atingido por baixas de BMW e Daimler Truck, que recuaram 6,3% e 5,1%, respectivamente.
O setor de energia também caiu 1%, com a petrolífera BP em baixa de 1,5% e a Eni perdendo 2,2% depois que o Tesouro da Itália vendeu uma participação de 2,8% na empresa por 1,4 bilhão de euros.
As esperanças de custos de empréstimos mais baixos no final do ano mantiveram o STOXX 600 negociado próximo a recordes. As autoridades do Banco Central Europeu (BCE), sugeriram um corte na taxa de juros em junho, mas as perspectivas além disso continuam incertas.
O formulador de políticas do BCE, Martins Kazaks, disse que a autoridade monetária não tem pressa em flexibilizar a política de juros, de modo que as medidas subsequentes poderiam ser espaçadas para dar tempo para avaliação.
No dia, o setor de seguros liderou os ganhos, com alta de 1,6%.
Em LONDRES, o índice Financial Times teve variação negativa de 0,08%, a 8.438,65 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,69%, a 18.738,81 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,63%, a 8.188,49 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,12%, a 35.410,13 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,56%, a 11.299,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,72%, a 6.920,62 pontos.
0 comentário
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata