Chuvas de monções na Índia chegarão em 31 de maio, impulsionando produção agrícola
Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav
NOVA DÉLHI/MUMBAI (Reuters) - A previsão é de que as monções da Índia atinjam a costa de Kerala, no sudoeste do país, em 31 de maio, informou o escritório de meteorologia estatal na quarta-feira, oferecendo alívio aos agricultores após chuvas abaixo da média no ano passado.
A monção, a força vital da economia de 3,5 trilhões de dólares, fornece quase 70% da chuva que a Índia precisa para irrigar as fazendas e recarregar os reservatórios e aquíferos.
Quase metade das terras agrícolas da Índia, sem nenhuma cobertura de irrigação, depende das chuvas anuais de junho a setembro para cultivar várias culturas.
As chuvas de verão geralmente começam a atingir o Estado de Kerala por volta de 1º de junho e se espalham por todo o país em meados de julho, dando início ao plantio de culturas como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.
É provável que o início das monções em Kerala ocorra em 31 de maio, com uma margem de erro de mais ou menos quatro dias, informou o Departamento Meteorológico da Índia.
No ano passado, as chuvas de monções chegaram à costa de Kerala em 8 de junho, a chegada mais tardia em quatro anos.
Depois de um início fraco, as chuvas de monções em geral ficaram 6% abaixo da média em 2023, a menor desde 2018, já que o padrão climático do El Niño proporcionou o agosto mais seco em mais de um século.
O El Niño é um aquecimento das águas do Pacífico equatorial, normalmente acompanhado por condições mais secas no subcontinente indiano.
À medida que o El Niño dá lugar ao La Niña -- caracterizado por temperaturas excepcionalmente frias no Oceano Pacífico --, o escritório de meteorologia da Índia previu uma precipitação de 106% da média de longo prazo.
(Reportagem de Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav)
0 comentário

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China

Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril

Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log

Trump: Teremos um acordo comercial com a China