Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro melhorou pelo sétimo mês consecutivo em maio, atingindo seu nível mais alto em mais de dois anos, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
O índice do Sentix para a zona do euro subiu para -3,6 pontos em maio, de -5,9 em abril, seu nível mais alto desde fevereiro de 2022, superando também a previsão de -5,0 em uma pesquisa da Reuters com analistas.
"A tendência está, portanto, se movendo na direção certa, embora em pequenos passos", disse o Sentix. "A situação dos dados é encorajadora, já que a economia parece ter digerido um pouco os vários fardos dos últimos dois anos desde o início da crise da Ucrânia."
O Sentix disse que os valores para as expectativas da Alemanha não estão mais em território negativo pela primeira vez desde fevereiro de 2022, mas o índice de situação atual permaneceu muito fraco em -33,5 pontos.
"O fraco impulso econômico, portanto, não é de forma alguma 'autossustentável'", disse. "Só podemos esperar que as autoridades alemãs não esmaguem essa delicada planta de esperança novamente."
Para a zona do euro, o índice de expectativas subiu de 5,0 pontos em abril para 7,8 pontos em maio, o oitavo mês consecutivo de aumentos e o valor mais alto desde fevereiro de 2022.
O índice sobre a situação atual na zona do euro também aumentou para -14,3 em maio, de -16,3 em abril, o sétimo aumento mensal consecutivo.
A pesquisa com 1.178 investidores foi realizada entre 2 e 4 de maio.
(Reportagem de Sarah Marsh)
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA