Ibovespa sobe puxado por Vale e Petrobras

Publicado em 18/04/2024 12:15

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta quinta-feira, puxado pela alta das ações da Vale e Petrobras, enquanto em Nova York os índices acionários seguiam voláteis, com balanços corporativos no radar.

Às 11h01, o Ibovespa subia 0,51%, a 124.798,96 pontos. O volume financeiro somava 3,78 bilhões de reais.

Na visão do analista Helder Wakabayashi, da Toro Investimentos, um forte "driver" de alta, além da valorização dos papéis de empresas ligadas a commodities, era o avanço das ações de bancos, com destaque para Itaú Unibanco.

Nos Estados Unidos, o índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,22%, enquanto o S&P operava próximo da estabilidade.

Mais cedo, dados do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego ficou estável na semana passada, um pouco abaixo da expectativa do mercado, apontando para a continuidade da força do mercado de trabalho.

Na cena doméstica, investidores ainda aguardam falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participarão de entrevista coletiva do G20 em Washington.

DESTAQUES

- VALE ON subia 0,61%, a 62,49 reais, em meio a novo avanço dos futuros do minério de ferro, sustentado por expectativas elevadas de aumento da demanda na China, principal mercado consumidor do minério, devido à melhora da demanda downstream e das margens do aço. O contrato de setembro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 3,07%, a 874 iuanes (120,75 dólares) a tonelada.

- PETROBRAS PN era negociada em alta de 1,38%, a 40,33 reais, e PETROBRAS ON subia 1,14%, a 41,62 reais, apesar do dia volátil para os preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent tinha variação negativa de 0,07%. O presidente-executivo da petrolífera, Jean Paul Prates, disse que planeja apresentar ao governo proposta para novo programa de apoio à indústria de petróleo e gás, enquanto busca ser o pilar da recuperação do setor naval brasileiro. Na sexta-feira, o conselho de administração da estatal deve se reunir, mas a questão sobre o pagamento de dividendos extraordinários não estará na pauta, disseram fontes à Reuters.

- SABESP ON subia 1,06%, a 82,3 reais, após a Câmara Municipal de São Paulo aprovar, em primeira votação, projeto de lei que viabiliza a privatização da empresa. O texto ainda deve passar por uma segunda votação, com data a ser definida. O governo paulista, que prevê desestatizar a Sabesp este ano, definiu o prazo de lockup para o investidor de referência que se juntará à empresa de saneamento para até o final de 2029.

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,76%, a 31,93 reais, entre as principais contribuições positivas para o Ibovespa, mantendo tendência ascendente da véspera, enquanto BRADESCO PN subia 0,43%, a 13,89 reais, a caminho de encerrar uma sequência de seis quedas seguidas.

(Por Patricia Vilas Boas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário