Kremlin diz que Rússia está em guerra devido à intervenção ocidental no lado ucraniano

Publicado em 22/03/2024 08:39

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - A Rússia se considera em guerra devido à intervenção do Ocidente ao lado da Ucrânia e não pode permitir a existência de um Estado em suas fronteiras que se mostrou pronto a usar qualquer método para assumir o controle da Crimeia, disse o Kremlin nesta sexta-feira.

Os comentários do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, para a publicação russa "Argumenty i Fakty", alguns dos mais agressivos sobre a Ucrânia até o momento, foram feitos após um ataque russo em grande escala durante a noite contra a infraestrutura de energia ucraniana.

"Estamos em um estado de guerra. Sim, isso começou como uma operação militar especial, mas assim que esse grupo foi formado, quando o Ocidente coletivo se tornou participante disso ao lado da Ucrânia, isso se tornou uma guerra para nós", disse Peskov.

"Estou convencido disso. E todos devem entender isso, para sua motivação interna."

As autoridades russas, do presidente Vladimir Putin para baixo, começaram gradualmente a usar a palavra "guerra" de vez em quando, depois de terem insistido por muito tempo que o termo fosse evitado.

Peskov disse também que a Rússia deve "liberar" totalmente suas "novas regiões" para garantir a segurança das pessoas nelas, uma referência às quatro regiões ucranianas que a Rússia alegou ter anexado em 2022.

Kiev afirma que a anexação da Rússia foi uma apropriação ilegal de terras e que não descansará até que todos os soldados russos sejam expulsos de seu solo. Também está determinada a recuperar a península da Crimeia, no Mar Negro, que a Rússia lhe tomou em 2014.

Moscou, que investiu pesadamente na Crimeia, diz que a península faz parte da Rússia e que seu status foi resolvido de uma vez por todas.

(Reportagem da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário