Ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Turquia discutem Gaza no G20, diz fonte turca

Publicado em 22/02/2024 14:43 e atualizado em 22/02/2024 15:28

Logotipo Reuters

 

(Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, e seu correspondente russo, Sergei Lavrov, discutiram nesta quinta-feira a "terrível situação humanitária em Gaza" e medidas que poderiam ser tomadas sobre a questão na reunião do G20 no Rio de Janeiro, disse uma fonte da diplomacia turca. 

Estado-membro da Otan, a Turquia manteve relações amigáveis com a Rússia desde que Moscou ordenou a entrada de dezenas de milhares de soldados na Ucrânia em fevereiro de 2022, provocando uma quebra de relações com a aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

Segundo a fonte, Fidan teria dito a Lavrov que "esperava uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia com a participação de todas as partes e que a Turquia apoia todas as iniciativas para preservar a estabilidade e a prosperidade da região". 

Mais cedo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, publicou em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram uma foto da reunião de Lavrov e Fidan no Rio de Janeiro. 

Zakharova escreveu na legenda da foto: "Conversas russo-turcas no Rio". Lavrov compareceu ao G20 como parte de uma série de outras visitas à América Latina. 

O Kremlin afirmou que o presidente Vladimir Putin deve visitar a Turquia em março. 

A fonte turca disse que as visitas de alto nível planejadas para o próximo período também foram discutidas pelos dois ministros.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário