Secretário de Estado dos EUA visitará Brasil e Argentina na próxima semana, se reunirá com Lula e Milei

Publicado em 16/02/2024 11:32

Logotipo Reuters

 

(Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, viajará na próxima semana para o Brasil e a Argentina, onde se reunirá com os líderes de ambos os países para discutir "questões bilaterais e globais", informou o Departamento de Estado norte-americano nesta sexta-feira.

Blinken irá a Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires de 20 a 23 de fevereiro, quando o Brasil sediará a reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, evento que é parte da presidência temporária brasileira do grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Ele se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para discutir a parceria EUA-Brasil para os direitos dos trabalhadores e a cooperação na transição energética, informou o Departamento de Estado dos EUA, antes de viajar para o Rio para a reunião do G20.

No Rio, ele espera "envolver os líderes mundiais em nossas iniciativas compartilhadas para aumentar a paz e a estabilidade" e abordar os esforços internacionais para apoiar o Haiti enquanto o país enfrenta uma crise humanitária crescente e picos de violência.

Em seguida, Blinken irá a Buenos Aires para uma reunião com o presidente da Argentina, Javier Milei, um libertário de direita que tomou posse em dezembro prometendo uma "terapia de choque" para estabilizar a economia do país.

Blinken e Milei discutirão "o crescimento econômico sustentável, nosso compromisso comum com os direitos humanos e a governança democrática, minerais essenciais e o aumento do comércio e dos investimentos", disse o Departamento de Estado dos EUA em um comunicado.

(Reportagem de Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário