Dívida pública bruta fica em 74,3% do PIB em dezembro, mostra BC

Publicado em 07/02/2024 08:38

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A dívida pública bruta do Brasil como proporção do PIB chegou a 74,3% em dezembro, de 73,8% no mês anterior, informou o Banco Central nesta quarta-feira.

No mês, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 129,573 bilhões de reais. Economistas consultados em pesquisa da Reuters esperavam saldo negativo de 124,35 bilhões de reais.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

    Pra quê o arcabouço fiscal, se o governo não respeita nada mesmo e vai aumentando o déficit primário de mês a mês sem se importar. Hoje cada brasileiro tem que pagar r$619,00 a mais em impostos só para pagar a dívida, sem considerar os juros. Alguém do governo já perguntou ao povo se o povo concorda com esses gastos perdulários que só fazem aumentar a dívida e prejudicam toda a governança do país? Não nos esqueçamos que é 619,00 por pessoa. Numa familia com 2 filhos já seriam r$ 2.476,00. Parece até que nós só existimos para cobrir gastos do governo...e não vemos nada em investimentos. Então, porque tanta dívida?

    1
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Boa pergunta, porque tanta dívida? Simples Sr. Henrique, a voracidade da Casta não tem limites e somos escravos do sistema instalado no Brasil. Temos que saber observar e comparar o quanto se gasta com a Casta (Politicos e seus apadrinhados e mais o sistema Judiciário) e o quanto sobra para investimentos.

      0
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      O que sobra é investido na incompetência, corrupção, caridade com o chapéu alheio, e em dar o peixe, ao invés de ensinar a pescar. É o melhor exemplo do fracasso absoluto.

      0
    • Merie Coradi Cuiaba - MT

      O Brasil só sairá da MISÉRIA econômica e política no dia que for libertado dessa casta de "sequestradores públicos". A eles a Constituição de 88 deu muitas regalias, a pior a estabilidade no emprego. Eles criaram as associações/sindicatos dos servidores e atualmente mais de 300 parlamentares comem na mão deles. Só os projetos de lei que não lhes atingem é que anda lá no Congresso. Collor caiu porque afrontou os marajás. Dilma caiu também porque não atendia mais os reclames desses sequestradores. Então gente: ou nos livramos dessa turma ou o Brasil continuará na miséria.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Brasileiros do meu BraZil !!! ... Olhem nas ruas e avenidas de sua cidade e "enxerguem" que a maioria das cidades estão pintando faixas em asfaltos defeituosos e colocando placas atrás de árvores nas calçadas das ruas. Por que? ... ... "Esse" é o método fraudulento de arrecadação de fundos para as campanhas municipais. São verbas levantadas com "muito suor" de deputados federais e estaduais, repassadas aos prefeitos. Quem é do interior vai notar que são "empresas", geralmente de outros rincões e, o detalhe que "salta aos olhos" ... "maquinário super especializado para desempenhar a função", quanto aos funcionários, bem fica a seu critério! ... A divida a ser paga ... os prefeitos e vereadores, se eleitos ou reeleitos, vão se empenhar na campanha para reelegerem os "padrinhos que lhes enviou a verba" (o troco do valor da obra ... pintura de asfalto esburacado. ... PRESTE ATENÇÃO !!! ... Aqui na minha cidade existem creches e posto de saúdes com mofos nas paredes, mas o ""gestor público" priorizou pintar faixas nas ruas !!!

      1
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      E bem isso Sr. Paulo. Nós da direita temos que aprender a vota em gente direita e o pessoal do Agro na maioria está ignorando o seu poder. Basta cruzar os braços e se possível curtir uma praia. Claro que o efeito disso não acontece de um dia para outro. consequentemente vai faltar grana para manter o sistema funcionando.

      3